O que você deve esperar do seu pastor? Pt.05 | Rev. Thiago Mattos

07.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.05 | Rev. Thiago Mattos

O pastor prega a palavra com zelo.

“Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.” (II Timóteo 4:1,2)

 Pastorear a igreja por intermédio da pregação da Palavra, certamente, não é a tarefa mais fácil de realizar. Aconteceu que Deus não chamou seus ministros para uma tarefa fácil. Na verdade, seria muito mais fácil pastorear através da visitação, do aconselhamento e do ministério de consolo. E veja: pela graça de Deus, o Senhor tem capacitado muitos pastores para realizarem estes ministérios mais relacionais. No entanto, mesmo estes a quem Jesus tem capacitado para este estilo ministerial precisam se dedicar na pregação. E dizemos isso porque o Senhor não potencializou outro expediente como o fez com a pregação.

Ainda que muitos tentem se esquivar dessa gigantesca responsabilidade dizendo que ao aconselhar e visitar estão ‘pregando’, a Bíblia dá uma importância muito grande a ministração pública e coletiva da Palavra. Não é à toa que nós temos mais registros das instruções públicas do povo de Deus (profecia, pregação, ensino, ministração) do que das instruções particulares.

Com isso, é evidente que não estou dizendo que a instrução particular é irrelevante ou inútil. No entanto, é a partir da ministração pública da Palavra que a instrução particular se mostra necessária. Se não vejamos: quantas vezes, por causa de uma pregação, você sentiu a necessidade e o desejo de abrir seu coração e pedir ajuda ao pastor? É quando somos confrontados e encorajados publicamente que nossos pecados e dilemas são expostos em nosso coração – e é exatamente esse sentimento que desperta em nós o desejo de pedirmos ajuda através do aconselhamento ou da visitação.

Deus fala atravês do pastor.

Tenho percebido que 80% dos problemas da igreja (e, consequentemente, dos crentes) podem ser resolvidos/tratados/corrigidos/exortados a partir do púlpito. E, quando isso acontece, vemos com mais clareza ainda o poder da Palavra – o Senhor Deus falando com Seu povo eleito e ministrando graça, bem-aventurança, juízo e esperança da maneira como Ele sempre quis que fosse: através dos homens de Deus chamados pelo Senhor e reconhecidos pela igreja para ministrar a Voz poderosa do Senhor.

O livro de Deuteronômio demonstra de maneira muito graciosa que o povo de Deus se torna efetivamente “povo de Deus” por ouvir a Sua voz: “Então o SENHOR falou a vocês do meio do fogo e vocês ouviram o som das palavras dele. Vocês ouviram a voz, mas não viram aparência nenhuma; só escutaram a voz.” (Dt 4:12). E o Senhor continua operando da mesma maneira em nossos dias: “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” (Rm 10:17).

Dentre as coisas que você pode e deve esperar do seu pastor é que ele pregue a Palavra com zelo, dedicação e fidelidade. Por isso, interceda por ele para que o Senhor conceda que ele contemple a glória da verdade e viva cheio de júbilo pelo fato do Senhor ter concedido a ele ministério tão glorioso.

Em Cristo,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.