O que você deve esperar do seu pastor? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

08.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

O pastor precisa orar pelos irmãos que pastoreia.

“Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai (…). Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um.” (Efésios 4:14,16)
 
A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil diz que uma das atribuições do pastor é “orar com o rebanho e por este”, ou seja, um pastor precisa orar pelos irmãos que pastoreia. E, para nossa tristeza, esta seja uma das atribuições pastorais mais negligenciadas de todas. E digo isso porque, infelizmente, não são todos os pastores que mantem uma vida de oração dedicada. Entenda: quando digo que muitos pastores não oram pelo seu rebanho não é porque eles não gostam da igreja ou dos irmãos que pastoreiam. Pior que isso: eles não gostam do Senhor a quem servem! Eles não tem nenhuma vida de oração: não oram pelos filhos, não oram pela esposa, não oram nem por eles mesmos – quanto mais pela igreja que pastoreiam. 
 
Esse quadro é desesperador, não é verdade? Como uma igreja pode crescer, ser edificada e ter uma vida espiritual saudável se seus pastores não oram pelas ovelhas? É impossível! É por isso que o apóstolo Paulo diz que estava de joelhos diante de Deus orando pela vida dos crentes de Éfeso. E uma das coisas pelas quais Paulo estava orando é para que Deus conceda fortalecimento com o poder do Espírito para cada um dos crentes! E perceba: que coisa maravilhosa para intercedermos, não é mesmo?
Nós temos a tendência de negligenciarmos a operação do Espírito na vida dos crentes. E, por causa disso, nós ‘limitamos’ a atuação da Terceira Pessoa da Trindade a uma ‘percepção especial’ a respeito da vida ou a uma ‘mágica extraordinária’. E não são poucos que limitam a atuação do Espírito aos aspectos relacionados com a santidade na vida do crente. Acontece que o próprio texto de Efésios 4:16 nos aponta para realidades muito mais profundas

Paulo encoraja os pastores a orarem.

Nós temos a tendência de negligenciarmos a operação do Espírito na vida dos crentes. E, por causa disso, nós ‘limitamos’ a atuação da Terceira Pessoa da Trindade a uma ‘percepção especial’ a respeito da vida ou a uma ‘mágica extraordinária’. E não são poucos que limitam a atuação do Espírito aos aspectos relacionados com a santidade na vida do crente. Acontece que o próprio texto de Efésios 4:16 nos aponta para realidades muito mais profundas!
 
Por causa disso, um pastor deve interceder pelas suas ovelhas é para que o Espírito os fortaleça poderosamente! Se o rebanho tem estado enfraquecido pelas lutas e dificuldades da vida, uma pastor deve orar para que seu rebanho seja fortalecido; se as ovelhas sentem-se desencorajadas a anunciar o Evangelho, o pastor deve orar por elas; se os crentes não se sentem capazes de servir e ministrar através dos dons espirituais, um pastor deveria interceder pelo fortalecimento do Espírito; se a igreja tem sofrido com o pecado e com a imoralidade, o pastor precisa clamar para que o Espírito desperte o arrependimento e mova a igreja para viver em santidade.
 
Diante disso, se estas coisas tem afligido o seu coração, você deve procurar seus pastores para orar com você e orar por você! Que Deus, pela Sua graça e pelo poder do Espírito, fortaleça sua vida!

Em Cristo,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.