O que você deve esperar do seu pastor? Pt.09 | Rev. Thiago Mattos

08.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.09 | Rev. Thiago Mattos

O pastor ora pela suas ovelhas.

Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai (…). E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor.” (Efésios 3:14,17)
 
Dentre as responsabilidades do pastor, está a sua vida de oração. O fato de muitos pastores (e ovelhas também) profissionalizarem o ministério pastoral faz com que não consigamos enxergar a importância desta responsabilidade. E, em alguns casos, inclusive considerarem que a oração é algo ‘dispensável’ ou ‘inútil’. Há muito conhecemos a piada de péssimo gosto em que um membro da igreja entra em contato com o pastor e pergunta o que ele estava fazendo. A resposta do pastor é que, naquele momento, estava orando. Quando tomado pelo senso da urgência, ou por motivações equivocadas, ou, talvez, até impiedade, a pessoa retruca: “Ah, pastor, então, já que o senhor não está fazendo nada…”
 
Infelizmente, a oração é vista como “fazer nada” para muitos membros da igreja, principalmente para aqueles que querem cobrar algum “ativismo” do pastor. E essa postura vem, inclusive, ‘maquiada’ da necessidade que muitos membros da igreja sentem de cobrar seus pastores de “trabalhar” com mais afinco. Ainda que não devamos ver assim, mas quando um pastor ora pelo seu rebanho, ele está fazendo com que seu “trabalho” seja muito mais efetivo: ao orar pela igreja, o pastor é capacitado pelo Senhor a pregar e ensinar com mais eficácia, a aconselhar com amor, a liderar com piedade. É através da oração que o pastor tem seu coração moldado na vontade do Senhor para pastorear a igreja; é orando pelo rebanho que o pastor aprende a amar suas ovelhas. Sabe por quê? Porque orar faz com que o conhecimento do Evangelho frutifique no coração do pastor!
 

Paulo sabia disso! E foi exatamente por isso que ele orava pelas suas ovelhas – para que o conhecimento do Evangelho levasse os crentes a, de fato, desfrutarem da plenitude da presença de Deus em suas vidas. Por causa disso, todas as vezes que você sentir que o Evangelho não tem produzido a segurança, a motivação, o ânimo e o doce conforto da presença de Deus, você precisa procurar seu pastor! E pedir: “Pastor, já que você está orando, ore por mim para que eu possa experimentar da plenitude da presença de Deus na minha vida?” E isso é algo que você certamente deve esperar do seu pastor…

Em Cristo,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.