O que você deve esperar do seu pastor? Pt.11 | Rev. Thiago Mattos

14.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.11 | Rev. Thiago Mattos

A maturidade do crente quem produz é o Senhor.

“Este Cristo nós anunciamos, advertindo a todos e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo.” (Colossenses 1:28)

É parte da tarefa pastoral conduzir suas ovelhas à maturidade cristã. Evidentemente, nós devemos nos lembrar que, em primeira instância, quem vai produzir a maturidade dos crentes é o Senhor Jesus por intermédio da operação do Espírito Santo. No entanto, o pastor precisa empenhar o seu máximo esforço (Colossenses 1:29) para que isso aconteça. No entanto, este esforço não é a partir de suas virtudes pessoais ou boas obras, mas é único e exclusivamente pelo “poder de Cristo que opera poderosamente” em sua vida.
 
Às vezes, os pastores sentem-se tentados a produzir maturidade em suas ovelhas “na marra”. Com isso, acabam impondo um ‘estilo de vida’ extremamente austero e rigoroso em sua igreja, estabelecendo uma série de regras e éticas de comportamento, para que os irmãos ‘demonstrem’ maturidade em seu procedimento. Acontece que a Bíblia diz que os pastores não podem ser “dominadores do rebanho” (I Pedro 5:3). E mesmo que as ovelhas sejam rebeldes, o pastor não tem direito de dominar sobre elas – a única maneira que os pastores têm para conduzir a igreja é seu exemplo piedoso.

O pastor pode conduzir seus irmãos a maturidade.

A piedade exemplar do pastor é o que, de fato, pode conduzir seus irmãos à maturidade. Essa piedade é o que levará o pastor a ser cada vez mais dependente de Cristo e da eficácia do Evangelho na vida de suas ovelhas. É exatamente por isso que, no texto citado acima, o apóstolo Paulo diz que sua proclamação, sua advertência e seu ensino estavam completamente vinculados a Jesus: é o Cristo que Paulo anuncia, advertindo e ensinando a todos, para que cresçam em maturidade.
 
A palavra que Paulo utiliza para demonstrar essa maturidade em Colossenses 1:28 é “perfeita”. No entanto, diferente da nossa concepção, perfeição, neste contexto, não significa infalibilidade moral ou habilidade para não pecar. Neste caso, a palavra “perfeita” aponta para completude, para o estágio final de um processo de crescimento/amadurecimento. E esse é o alvo de Paulo: fazer com que os crentes, pelo Cristo anunciado, sejam conduzidos à maturidade.
 
Com isso, os crentes devem, sim, esperar que seus pastores se esforcem o máximo possível para que os crentes sejam conduzidos à maturidade. E os crentes devem olhar para a maturidade espiritual do seu pastor e perceber que ele mesmo é exemplo de crescimento. E, assim, pastor e rebanho crescem rumo à maturidade em Cristo.

Nos laços do Calvário,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.