O que você deve esperar do seu pastor? Pt.13 | Rev. Thiago Mattos

14.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.13 | Rev. Thiago Mattos

O pastor tem um pastor pra caminhar.

Tenho a bênção de ter meu pastor como meu amigo e companheiro de ministério. E essa bênção é ainda maior porque sei que ele também me considera seu amigo. Por causa da amizade, fica muito mais fácil abrir o coração e desenvolver assuntos com mais profundidade – a intimidade facilita a comunicação porque nem eu, nem ele, precisamos ficar ‘medindo as palavras’ na hora de confessar pecados, de exortar e, se necessário, repreender. No entanto, este processo precisou ser construído e, acredite: não foi nada fácil para mim.
 
Acho que nunca pude falar isso pra ele, mas lembro que, no início desse processo, muitas vezes procurava ele como pastor e ele me respondia como amigo e companheiro de ministério. E isso me deixava muito frustrado – precisava de um conselho, de uma direção, de uma palavra específica. E, às vezes, ao invés disso, recebia a companhia, as risadas e o lamento de um amigo. Demorou um tempo para que eu me acostumasse com isso e, hoje, que eu entendi que meu pastor me vê como um amigo, temos a liberdade de ministrarmos um ao outro mutuamente – não apenas na relação pastor/ovelha, mas como amigos de alma que tentam pastorear um ao outro – ainda que ele exerça esse cuidado com muito mais zelo que eu.

Expectativa dos membros, o pastor ser seu amigo.

Acredito que essa é uma expectativa de toda ovelha – tornar-se amigo do seu pastor. No entanto, você vai concordar comigo que isso é praticamente impossível. Nossa igreja, por exemplo, tem mais de 300 membros e seria praticamente impossível ter um relacionamento de amizade com todos os irmãos da igreja. O problema disso é que existem muitos membros da igreja que esperam isso do seu pastor – confundem o pastor amistoso (afetuoso) com o pastor ‘amigão’. E quando não encontram em seu pastor o ‘amigão’, ficam extremamente frustrados.

No entanto, esta expectativa é extremamente injusta – tanto com as ovelhas quanto com o pastor. Com as ovelhas porque, se o pastor for o ‘amigão’, correm o risco de precisarem de um pastor e encontrarem um amigo; com o pastor porque ele pode se sentir constrangido a se tornar amigo de pessoas que precisam ser pastoreadas.
Veja: com isso, não estou dizendo que o pastor deve ser alguém inacessível/inatingível.

 Por outro lado, é importante que as ovelhas entendam que seu pastor nem sempre será seu ‘amigão’. E mesmo que ele tenha amigos entre os irmãos da igreja, o que quase sempre vem a acontecer, é importante que o pastor saiba tratar a todos (não somente os amigos) com o mesmo zelo, carinho e dedicação. E mesmo que você nunca venha a ser amigo de seu pastor, não se preocupe: o que você deve esperar dele é que ele seja um homem piedoso, afetuoso, temente a Deus e dedicado ao pastoreio

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.