O que você deve esperar do seu pastor? Pt.15 | Rev. Thiago Mattos

15.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.15 | Rev. Thiago Mattos

Os pastores podem cair na tentação de ministrar ''histórias e causos''

”Expondo estas coisas aos irmãos, você será bom ministro de Cristo Jesus, alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que você tem seguido.” (I Timóteo 4:6)
 
É sempre importante lembrar que um pastor é um ministro de Cristo Jesus. Muitas vezes, as exigências dos irmãos e as pressões da igreja fazem com que os pastores acabem tratando o ministério de maneira meramente profissional. E, ainda que existam muitas obrigações ‘profissionais’ do ministério, este versículo nos lembra que os pastores foram chamados para 1) obedecer a Cristo (nós, pastores, e o nosso chamado pertencem a Cristo) e, ainda mais, 2) ministrar sobre Cristo (o Senhor é o que nós ministramos à igreja).
 
Por causa das muitas experiências que o ministério pastoral nos proporciona, os pastores podem cair na tentação de ministrar à igreja com “histórias e causos” do exercício pastoral. Com isso, vamos ouvir relatos de aconselhamento, visitas, milagres, relatos de feitos extraordinários, testemunhos de oração e sobre disposição para servir dos pastores e dos irmãos. E, ainda que cada um destes relatos possa de fato edificar a nossa fé e nos encorajar para vivermos a fé no dia a dia, os pastores precisam lembrar que sua principal função não é tão somente contar sobre suas experiências ministeriais.

Um bom ministro nutre suas ovelhas com palavras de fé.

Veja: o apóstolo Paulo diz que um bom ministro de Cristo é aquele que nutre suas ovelhas “com as palavras da fé e da boa doutrina” que segue. Uma explicação importante é entendermos que, muitas vezes, a palavra “fé” (ainda mais quando ela está associada com o ensino da igreja) é mencionada na Bíblia, ela está relacionada com o ‘escopo doutrinário’ pregado e ensinado pelos apóstolos. Em outras palavras, o que Paulo diz que, de fato, pode alimentar o rebanho é o ensino da doutrina revelada nas Escrituras Sagradas.
 
É importante que você saiba que muito desse ensino deva, sim, ser demonstrado de maneira prática – e é aí que entra a importância da experiência ministerial e dos relatos extraordinários! No entanto, todas essas “histórias e causos” só podem ser benéficas quando elas servem para demonstrar a gloriosa verdade que a Palavra nos ensina. Ouvir um pastor que conta feitos extraordinários é maravilhoso: somos verdadeiramente edificados quando ouvimos daquilo que Deus faz! Mas isso não deve ser desculpa para que os pastores vivam de “histórias” – um pastor deve nutrir sua igreja com as palavras da fé e da boa doutrina! É pela Palavra que uma igreja é solidamente edificada!

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.