O que você deve esperar do seu pastor? Pt.17 | Rev. Thiago Mattos

15.08.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.17 | Rev. Thiago Mattos

Exercicio de Piedade.

“Exercite-se, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico tem algum valor, mas a piedade tem valor para tudo, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de vir.” (I Timóteo 4:7b,8)
 
Pronto! Encontrei a desculpa perfeita para os quilinhos a mais! A Bíblia diz que os pastores devem buscar mais a piedade do que a academia, então, vou tirar todo o peso de consciência que carrego por não conseguir me disciplinar para realizar algum exercício físico. Mas será que é isso mesmo que o apóstolo Paulo está dizendo? Evidente que não!
 
É claro que, em nossos dias, existe uma grande fixação com o cuidado com o corpo e com a saúde. Isso reflete a grande idolatria ao bem-estar que temos. No entanto, isso não quer dizer que devemos ser negligentes com a disciplina do exercício físico e com nossa saúde. Afinal, ainda que o apóstolo Paulo diga que o exercício físico tem “algum valor” (ou que ele é “pouco proveitoso”), precisamos perceber que ele faz isso comparando-o com a piedade. Ora, irmãos: se, hoje, os educadores e profissionais da saúde falam sobre a importância e os enormes benefícios do exercício físico, então, nós precisamos perceber o quanto a piedade é superior a isso – a piedade é proveitosa para tudo, inclusive, para nos fazer cuidar com da saúde através do exercício físico.

Pastores são referências na piedade.

Percebo que nas conversas entre os pastores é mais comum os questionamentos sobre o cuidado com o corpo e com a saúde do que o cuidado com a piedade. É normal alguém nos perguntar “pastor, tá indo na academia?” Mas é bastante incomum alguém nos perguntar “como está a vida de oração?”

Cada vez mais nós temos encontrado pastores ‘bonitões’, com o corpo ‘sarado’, com o físico em dia. Mas, infelizmente, encontramos cada vez menos pastores que são referências na piedade. Precisamos entender que uma coisa não precisa (nem deve) excluir a outra – se devemos, sim, cuidar da saúde, precisamos também cuidar da piedade. A negligência com o exercício físico é, sim, algo grave e que os homens de Deus precisam se disciplinar para realizá-los. Mas é ainda pior quando encontramos homens de Deus que não se exercitam na piedade!
 
Por isso, você não deve esperar que seu pastor seja “saradão”. Encoraje-o a cuidar da sua saúde através dos exercícios físicos! Mas, muito mais que isso, ore para que seu pastor seja um exemplo de piedade – encoraje-o ainda mais a cuidar do seu relacionamento com Deus!

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.