Atitudes dos pastores.
“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino.” (I Timóteo 4:13)
Muitas vezes, esperamos algumas atitudes dos pastores que nem sempre correspondem às obrigações que, de fato, o Senhor demanda deles nas Escrituras. Alguns acham que ser pastor é ser um “homem do povo”, que tem que ser carismático, agregador, comunicativo, que se relaciona bem com todos. Mas, ainda que um pastor deva se esforçar para ser um homem amável, respeitoso e dedicado às suas ovelhas, estas perspectivas ‘populistas’ do ministério pastoral não são as principais características de um pastor. Na verdade, ser pastor é ser um homem da Palavra.
O apóstolo Paulo deixa isso muito claro quando diz a Timóteo que ele deveria ser dedicado na leitura pública das Escrituras, na exortação (por intermédio das Escrituras) e ao ensino (das Escrituras). É verdade que estas coisas só podem ter sentido a partir do relacionamento do pastor com suas ovelhas porque a exortação e o ensino podem estar completamente desconectados da vida da igreja. Ainda assim, o essencial é a Palavra! Se não vejamos: ter um pastor que se relaciona muito bem com as ovelhas, mas que não tem sido abastecido pela Palavra não terá o que ministrar ao seu rebanho.
O pastor precisa ser moldado.
Nos versículos anteriores, Paulo já tinha dado trazido alguns mandamentos gloriosos a Timóteo. Ele devia ordenar e ensinar a necessidade da Verdade de Deus para a piedade (vs. 8), rejeitando os contos e os mitos; ele devia ordenar e ensinar a esperança no Deus vivo (vs. 10); ele devia ordenar e ensinar as palavras da fé e da boa doutrina (vs. 6). E não apenas isso: Paulo dizia que Timóteo deveria ser um exemplo de palavra, conduta, amor, fé e pureza para os fiéis (vs. 12). E cada uma dessas coisas molda o ministério do pastor.
Um pastor que não foi impactado por cada uma dessas coisas, jamais vai conseguir ministrar à igreja que pastoreia – ele pode tentar grandes estratégias, ter sonhos e visões para a igreja, executar projetos grandiosos, treinar líderes com eficácia, mas se ele mesmo não estiver alimentado pelas palavras da fé e da boa doutrina (vs. 6), ele não poderá abençoar a vida da igreja. Por isso, você pode e deve esperar que seu pastor seja um homem da Palavra. Se isso for verdade a respeito do seu pastor, aprenda a honrá-lo e respeitá-lo. Mas, se assim não for, como ovelha, você precisa encorajar o seu pastor nessa área.
Que Deus te abençoe,
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui