Feliz Ano Novo.
5…4…3…2…1… A contagem regressiva começou! Daqui a poucos dias estaremos em 2026. E tenho certeza que todos nós pensamos, de uma maneira ou outra, o que o Senhor reservou para nós neste novo ano. Talvez, este seja um ano em que aquela tão sonhada promoção vai acontecer; ou você finalmente vai concluir o seu curso; ou é o ano do seu casamento… E aí? Será que este é o ano que o Senhor vai te dar seu marido/sua esposa? Será que este é o ano que o Senhor fará seu trabalho prosperar? Será que esse será o ano em que seus entes queridos vão finalmente experimentar de conversão genuína?
Cada uma dessas coisas pode gerar em nós intensa e boa expectativa a respeito do Senhor que, de fato, cuida de nós, nos abençoa e que provê as nossas necessidades, sejam elas materiais ou espirituais. E eu digo: que bom que você deposita suas expectativas no Senhor e não nas eleições (ou Copa do Mundo) que se aproximam. Todos nós esperamos algo do Senhor no ano que se aproxima; todos nós queremos estamos curiosos a respeito do que o Senhor reservou para nós em 2026.
Mas você já parou pra pensar sobre o que você reservou para o Senhor em 2025? Será que você realmente construiu uma vida piedosa durante este ano que está acabando? Às vezes, nós nos esquecemos o que é, de fato, ser ‘piedoso’ – viver a piedade é viver o tempo todo considerando a existência e o caráter de Deus. Um ímpio é aquele que não considera Deus e não leva em conta a vontade de Deus para a sua vida. É por isso que nossa meditação deve ser constante: “estou vivendo em obediência à vontade de Deus? Será que, em 2025, eu de fato busquei a Deus como meu Senhor? Ou será que tão somente sobrevivi em meio às minhas tolices e futilidades? Será que não vivi muito mais pelo meu bem-estar do que pela vontade do Senhor?”
Sendo boa ou não a sua resposta, nós precisamos lembrar que o Senhor espera uma vida justa e piedosa da nossa parte. Quando olhamos para o Antigo Testamento, percebemos a ação graciosa de Deus em escolher e tomar um povo para si – exatamente como Ele faz conosco. No entanto, ao estabelecer a Sua Aliança de maneira graciosa Ele diz: “Eu sou o SENHOR, que os tirei da terra do Egito, para que eu seja o Deus de vocês; portanto, sejam santos, porque eu sou santo.” (Levítico 11:45). Perceba que, antes, o SENHOR entra em aliança com o Seu povo graciosamente; depois, Ele diz com clareza que aqueles que irão viver esta aliança devem viver do jeito dEle.
Diante disso quero te convidar a ajustar seus ponteiros: que tal se no próximo ano você aprendesse a se concentrar mais naquilo que o Senhor espera de você e menos no que você espera de Deus? Fuja da tolice; seja sábio! Só assim você vai poder aproveitar bem o 2026 que o Senhor está preparando para nós!
Que Deus te abençoe,
Feliz Ano Novo
Pr.Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui


