Tempo dificil para Crescer.
“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!” – Salmo 119:97
Nós vivemos em um tempo muito difícil para crescer espiritualmente. E podemos perceber isso porque a sociedade contemporânea nos traz três inimigos mortais contra a verdadeira espiritualidade: a agitação, o excesso de barulho e as multidões. Cada uma dessas coisas traz dificuldade para o crescimento espiritual porque nos impõe situações que nos afastam das coisas de Deus. No entanto, se nós queremos crescer em nosso relacionamento com Deus, então, nós precisamos parar, silenciar e buscar a solitude. E nós fazemos isso através da prática da meditação.
Falar de meditação em uma cultura “espiritualizada” como a nossa, certamente pode produzir alguns enganos. Por isso, é importante entendermos que essa falsa espiritualidade importada das religiões orientais. Nesta falsa meditação, existe um esforço em tentar esvaziar a mente. Mas quando pensamos na meditação cristã, o que nós mais queremos é encher a mente – queremos encher a mente da Palavra de Deus, das afeições a Deus, da Presença de Deus. Em outras palavras, o que nós buscamos com a meditação é ouvir a voz de Deus e obedecer a Sua Palavra. Às vezes, as nossas compreensões são equivocadas porque achamos que “ouvir a voz de Deus” é algo que pertence apenas aos “super santos” e aos profetas da Bíblia. Mas quando olhamos para a Bíblia (e para a história da igreja), percebemos que essas pessoas não eram diferentes de nós – elas não ouviam a Deus porque eram especiais, mas porque estavam dispostos e desejosos de escutar o Senhor.
Outro equívoco sobre a meditação e sobre a busca do ouvir a voz de Deus é achar que essas coisas são mistérios ocultos, ou que envolve um exercício mental profundo, ou uma espécie de aprofundamento ‘esotérico’ para atingir uma espécie de ‘Nirvana’. Definitivamente, não é isso que procuramos! O que buscamos é a presença permanente de Jesus! Como cristãos, nós sabemos que Jesus está sempre presente. No entanto, nós precisamos fazer com que essa presença não seja restrita apenas a uma realidade doutrinária, mas uma realidade experimentada.
No entanto, veja que curioso: cremos que Jesus está sempre presente, mas ignoramos a sua presença constantemente. Jesus é como uma visita que nós acolhemos na sala de casa, mas, uma vez que está ali, nem sequer conversamos com a pessoa. E entenda: não estou falando de um relacionamento íntimo como se Jesus fosse nossa “parça”… Não! Ele permanece sendo o Senhor, Alto e Sublime do qual a Bíblia nos ensina. Mas se Ele está presente (e Ele de fato está), por que não paramos para ouví-lo?
Na meditação, nós abrimos a oportunidade para que o Senhor edifique um santuário em nosso coração! Por isso, escolha um momento do seu dia, pare todos os seus afazeres, retire-se em secreto, silencie o seu coração e traga a Palavra à sua mente pensando no Senhor que fala! Ao fazer isso constantemente, você estará permitindo que a voz do Senhor encontre o seu coração e você possa desfrutar da presença de Jesus!
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui


