O que fazer para crescer espiritualmente.
“…desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” – Filipenses 2:12b,13
Acredito que todo cristão genuíno gostaria de provar de verdadeiro crescimento em sua vida espiritual. E digo isso porque, ainda que eu saiba que existem muitos cristãos extremamente acomodados com sua vida espiritual, conhecer o Senhor e desfrutar de um relacionamento íntimo com Ele é a essência da vida da fé! E quem estabelece isso é o próprio Deus!
Se olhamos para as promessas da aliança, nós vamos perceber que a ação graciosa de Deus sempre esteve baseada em uma promessa gloriosa: “Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.” (Levítico 26:12) O Senhor Jesus expressa isso sintetizando o que é a vida eterna. Ele diz: “…a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3) Se formos levar isto em consideração, tudo que nós fazemos como igreja está direcionado e é impulsionado pelo fato de que nós devemos crescer no conhecimento e no relacionamento com o Senhor.
Veja: nós estudamos a Palavra porque queremos conhecê-Lo mais e melhor; nós oramos porque queremos estar em comunhão com Ele; nós adoramos porque queremos expressar o nosso amor Àquele que conhecemos e nos relacionamos; nós servimos porque conhecemos todos os benefícios do Senhor para conosco e queremos expressar nossa gratidão; e, por fim, nós evangelizamos porque outras pessoas não conhecem o Senhor e não se relacionam com Ele. Absolutamente tudo o que nós vivemos está associado com nosso relacionamento com o Senhor – Ele estabeleceu uma aliança conosco, se deu a conhecer e, então, agora, nóqueremos nos relacionar com Ele porque estamos maravilhados com quem Ele é e o que Ele faz!
Acontece que vivemos em um tempo bastante peculiar. E, com isso, não estou dizendo que os pecados desta geração são piores que os pecados das gerações anteriores – o pecado sempre foi destrutivo na vida dos seres humanos e sempre fez de tudo para nos afastar do Senhor. No entanto, é inevitável que os pecados desta geração promovem uma inatividade quanto ao conhecimento de Deus e nosso relacionamento com Ele.
Um destes pecados é a superficialidade! Nós nos acostumamos com a superficialidade e, com isso, nos habituamos com a comodidade com que obtemos as coisas em nossas vidas. A facilidade com que obtemos informação (“conhecimento”?) faz com que desejemos que todas as coisas em nossa vida sejam igualmente rápidas e dinâmicas. E, por isso, um processo que demanda esforço, desgaste e tempo parece algo inatingível para nós. É exatamente por isso que alguns que se dizem crentes esperam que seu crescimento espiritual seja resultado do “ir à igreja” – criam a expectativa de que apenas participando da igreja irão crescer automaticamente em seu relacionamento com Deus.
Como veremos mais tarde nesta série, viver a vida da igreja é imprescindível para seu crescimento. Mas isso, nem de perto, é tudo o que você precisa para crescer!
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui


