O que seu pastor espera de você? Pt. 01 | Rev. Thiago Mattos

15.08.2025

O que seu pastor espera de você? Pt. 01 | Rev. Thiago Mattos

O que seu pastor espera de você membro.

“Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.” (Hebreus 13:17,18)
 
Por muitos meses, nós meditamos sobre aquilo que toda igreja deve esperar de seus pastores. A partir de hoje, precisamos pensar sobre aquilo que um pastor piedoso e temente ao Senhor deve esperar de sua igreja. E, da mesma forma como comecei a série de pastorais sobre a expectativa da igreja, preciso começar esta série sobre a expectativa dos pastores – lembrando que expectativas podem ser cruéis! Digo isso porque, muitas vezes, aquilo que esperam de nós é injusto e opressor. Afinal, ninguém deveria se sentir responsável sobre expectativas que outros depositam sobre nós.
 
A única forma piedosa de depositar expectativas sobre outras pessoas é cultivar expectativas que sejam justas, verdadeiras e feitas no temor do Senhor. Veja: é absolutamente injusto que um pai espere (e cobre) que seus filhos sejam médicos de sucesso ou atletas de alto rendimento ou modelos famosas – nenhuma dessas expectativas são bíblicas. No entanto, é perfeitamente justo que um pai espere (e cobre) que seus filhos sejam alunos dedicados para se tornarem profissionais zelosos, escolhendo a vocação de acordo com a vontade de Deus, para o serviço e a glória do Senhor em seu trabalho – estas são expectativas bíblicas.

O pastor precisa cuidar da doutrina.

Diante disso, é perfeitamente normal pensar que, sim, os pastores que amam o Senhor mais que a si mesmos esperam algo de suas ovelhas. E é sobre estas expectativas que vamos meditar nas próximas pastorais.

O texto bíblico que guia esta pastoral nos mostra sobre algo extremamente importante: a obediência do rebanho. Um dos maiores elogios que recebi do meu pastor foi quando ele disse: “Thiago, sempre soube que você seria um bom pastor… Você foi uma boa ovelha e, boas ovelhas, se tornam bons pastores.” Falar sobre obediência à líderes religiosos no contexto do Séc. XXI tem se tornado cada vez mais polêmico. Isso porque nós vemos uma crescente de informações falando sobre o escândalo do abuso que as ovelhas sofrem por parte de seus líderes religiosos. E mesmo os casos que não são escandalosos, já são suficientes para questionarmos a submissão aos líderes religiosos.
 
Apesar disso, se queremos viver como discípulos de Jesus em uma comunidade de fé, então, a obediência e a submissão são mais que necessárias – ela é imprescindível. É por isso que, sim, um pastor piedoso e temente ao Senhor espera que os irmãos que ele pastoreia sejam submissos à sua liderança. Se o Senhor permitir, vamos meditar mais sobre isso na próxima pastoral.

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.