O que seu pastor espera de você membro.
“Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.” (Hebreus 13:17,18)
Por muitos meses, nós meditamos sobre aquilo que toda igreja deve esperar de seus pastores. A partir de hoje, precisamos pensar sobre aquilo que um pastor piedoso e temente ao Senhor deve esperar de sua igreja. E, da mesma forma como comecei a série de pastorais sobre a expectativa da igreja, preciso começar esta série sobre a expectativa dos pastores – lembrando que expectativas podem ser cruéis! Digo isso porque, muitas vezes, aquilo que esperam de nós é injusto e opressor. Afinal, ninguém deveria se sentir responsável sobre expectativas que outros depositam sobre nós.
A única forma piedosa de depositar expectativas sobre outras pessoas é cultivar expectativas que sejam justas, verdadeiras e feitas no temor do Senhor. Veja: é absolutamente injusto que um pai espere (e cobre) que seus filhos sejam médicos de sucesso ou atletas de alto rendimento ou modelos famosas – nenhuma dessas expectativas são bíblicas. No entanto, é perfeitamente justo que um pai espere (e cobre) que seus filhos sejam alunos dedicados para se tornarem profissionais zelosos, escolhendo a vocação de acordo com a vontade de Deus, para o serviço e a glória do Senhor em seu trabalho – estas são expectativas bíblicas.
O pastor precisa cuidar da doutrina.
Diante disso, é perfeitamente normal pensar que, sim, os pastores que amam o Senhor mais que a si mesmos esperam algo de suas ovelhas. E é sobre estas expectativas que vamos meditar nas próximas pastorais.
O texto bíblico que guia esta pastoral nos mostra sobre algo extremamente importante: a obediência do rebanho. Um dos maiores elogios que recebi do meu pastor foi quando ele disse: “Thiago, sempre soube que você seria um bom pastor… Você foi uma boa ovelha e, boas ovelhas, se tornam bons pastores.” Falar sobre obediência à líderes religiosos no contexto do Séc. XXI tem se tornado cada vez mais polêmico. Isso porque nós vemos uma crescente de informações falando sobre o escândalo do abuso que as ovelhas sofrem por parte de seus líderes religiosos. E mesmo os casos que não são escandalosos, já são suficientes para questionarmos a submissão aos líderes religiosos.
Apesar disso, se queremos viver como discípulos de Jesus em uma comunidade de fé, então, a obediência e a submissão são mais que necessárias – ela é imprescindível. É por isso que, sim, um pastor piedoso e temente ao Senhor espera que os irmãos que ele pastoreia sejam submissos à sua liderança. Se o Senhor permitir, vamos meditar mais sobre isso na próxima pastoral.
Que Deus te abençoe,
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui