O que seu pastor espera de você? Pt. 02 | Rev. Thiago Mattos

15.08.2025

O que seu pastor espera de você? Pt. 02 | Rev. Thiago Mattos

Obediência do rebanho aos líderes.

“Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.” (Hebreus 13:17)
 
Se queremos viver como discípulos de Jesus, todos nós estaremos submissos a líderes que o Senhor deu à Sua igreja para zelarem pela nossa alma. Mas, como disse na última pastoral, tem sido muito difícil falar sobre a obediência do rebanho aos líderes, uma vez que temos visto tantos escândalos no exercício da liderança das igrejas nos últimos anos. Cada vez mais, ouvimos falar de líderes que usam de uma suposta autoridade espiritual para cometerem abusos, manipularem suas ovelhas e direcionar o rebanho de acordo com seus próprios interesses. Em vista disso, muitos crentes têm deixado de frequentar as igrejas por vivenciarem a angústia de uma liderança opressora que suga a alma das ovelhas, como vampiros espirituais, ao invés de zelar. Este é um dos muitos motivos pelos quais os crentes precisam ser muito criteriosos a respeito da igreja em que frequentam.
 
No entanto, o fato de existirem líderes perversos, que dominam o rebanho para seu próprio benefício, não anula o fato de que aqueles que querem viver como discípulos de Jesus precisam se submeter a suas lideranças, o que inclui os pastores. E, quando olhamos para a vida da igreja, esta é uma das dificuldades que os pastores encontram no que diz respeito ao cuidado com o rebanho: é muito difícil zelar pela alma de um crente desobediente! Digo que um pastor piedoso e temente ao Senhor sofre verdadeiramente quando vê uma ovelha se rebelando e caindo em muitas ciladas por causa de sua desobediência.

O pastor comunica você a palavra de Deus.

Ao longo do ministério, quantas vezes fui tomado por profunda tristeza ao ver aqueles que pastoreava se desviarem dos caminhos do Senhor e, por causa disso, se perderem em caminhos terríveis de morte e pecado. Mas preciso confessar que fico igualmente triste quando vejo irmãos que, mesmo em sua desobediência, permanecem vivendo a vida da igreja em sua hipocrisia: foram orientados, aconselhados, ensinados, mas, mesmo assim, se recusaram a viver a santidade, preferindo a impiedade. Tanto estes quanto aqueles que se perderam demonstram que amam “mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más.” (João 3:19)
 
Entenda: um pastor piedoso e temente ao Senhor não vai aconselhar, ensinar e orientar você de acordo com sua própria vontade, pois tal pastor não está dando sua opinião sobre o assunto, mas, ao contrário, comunicando a vontade de Deus – não é uma questão de “opinião” como muitos argumentam: é uma questão de submissão à Palavra. Por isso, para o seu bem, seja submisso aos pastores que temem o Senhor.

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.