Um pastor espera de suas ovelhas expectativas de Deus sobre ele.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”
(João 14:21)
É muito difícil estabelecer expectativas sobre outras pessoas. Já disse que, ao fazermos isso, corremos o risco de sermos injustos. No entanto, existe um tipo de expectativa que é santa e que ela deve ser esperada. Este tipo de expectativa está firmada não em desejos pessoais, mas na vontade de Deus sobre outras pessoas. E é isso que um pastor temente ao Senhor deve esperar de suas ovelhas.
Quando falamos de submissão aos líderes, nós não estamos falando sobre uma obediência aos desejos dos pastores. Na verdade, estamos falando da obediência à Palavra que pastores piedosos pregam e ensinam. E esse é o verdadeiro desejo dos pastores que amam ao Senhor: que suas ovelhas amem o Bom Pastor. Acontece que este amor da igreja por Jesus é baseado na obediência aos mandamentos. Mas, veja: esta obediência não é um simples cumprimento de regrinhas religiosas. Obedecer aos mandamentos de Jesus, manifestos em toda a Bíblia, é algo muito maior do que simplesmente “fazer” as coisas que Jesus manda fazer.
Vivam a Fé em Jesus e o amor.
Sejamos honestos: nós bem sabemos que seria praticamente impossível cumprir todos os mandamentos, não é verdade? Afinal, o apóstolo Tiago já nos alertou que quem “tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tg 2:10) Mas, mesmo que fosse possível alguém fazer tudo isso, se não cresse que Jesus é seu Salvador pessoal e não O amasse como Senhor, ainda assim, estaria desobedecendo os mandamentos.
Por causa disso, tudo o que um pastor que ama Jesus gostaria que suas ovelhas vivessem é a fé em Jesus e o amor a Jesus! É evidente que, por causa dessa fé e desse amor, a igreja vai viver de um jeito peculiar, expressando santidade, expressando gratidão e se submetendo a outros mandamentos. No entanto, tudo começa com a fé e com o amor! É exatamente por isso que um pastor que ama o Senhor prega e ensina tanto sobre a fé no Senhor e sobre o amor ao Senhor – para que suas ovelhas queiram viver esta fé e este amor!
Entendendo que a fé sem obras é morta (Tg 2:17), então, a Palavra nos ordena a vivermos algumas coisas. E diante daquilo que a Palavra nos ordena, precisamos entender que, sim, existem ainda mais coisas que um pastor espera de suas ovelhas – mas todas elas dependem do amor a Jesus e da fé em Jesus!
Que o Senhor nos ajude a vivermos isso,
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui