Seu pastor conta com você.
“E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do evangelho…” (Efésios 6:19)
Seu pastor conta com você! Tenha certeza de que todos os pastores piedosos e tementes ao Senhor contam com as orações de suas ovelhas. A vida ministerial é cheia de desafios: luta contra pecados, desafios familiares, dificuldades materiais. Soma-se a isso ainda os desafios ministeriais: os aconselhamentos, as reuniões, as orientações, a administração, as ministrações e pregações. Tudo isso consome muita energia física, emocional e até espiritual. Já compartilhei com alguns irmãos como eu me sinto quando termino de pregar e não são poucas as vezes que me vejo completamente exausto.
É por essas e tantas outras coisas que seu pastor precisa de você: precisa que você seja um fiel intercessor. A vida da igreja é, ao mesmo tempo, uma sinergia e uma co-dependência ministerial. Enquanto os pastores têm a responsabilidade de equipar os crentes para o serviço (Efésios 4:11-16), a igreja tem a responsabilidade de orar pelos seus pastores – o ministério dos pastores precisa do ministério dos crentes e o ministério dos crentes precisa do ministério dos pastores.
Ore pelo seu pastor.
O apóstolo Paulo entendia o poder da intercessão! Ele sabia o valor e a importância de saber que os irmãos oravam por ele e pelo seu ministério. E isso era tão imprescindível que ele clama pelas orações dos irmãos na realidade mais fundamental do ministério: para que ele pudesse tornar o Evangelho conhecido; para que através da sua ousadia no falar, as pessoas fossem impactadas com a verdade do Evangelho!
Há uma história lendária que conta uma ocasião em que o Charles Spurgeon, conhecido como o “príncipe dos pregadores”, recebeu um grupo de seminaristas em sua igreja. Um dos seminaristas pede para conhecer o “lugar de poder” daquela igreja, imaginando que Spurgeon os levaria para o púlpito. No entanto, Spurgeon, contrariando as expectativas, levou-os a uma pequena sala e disse: “Todos os domingos, enquanto eu prego, um pequeno grupo de irmãos se reúne aqui, nesta sala, para interceder por mim. Aqui é o lugar de poder desta igreja…”
Seja honesto: quantas vezes você já orou pelo pastor que você tanto critica? Você já orou para que a pregação dele seja edificante, abençoadora e para que o Evangelho proclamado atinja o objetivo de salvar o incrédulo e edificar a igreja? Se você não está fazendo isso, então, é bastante provável que um dos motivos pelos quais a palavra pregada não esteja servindo para sua edificação seja a sua falta de comprometimento em orar pelo seu pastor. É por isso que os pastores esperam que suas ovelhas orem por eles.
Que o Senhor nos ajude a vivermos isso,
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui