O que seu pastor espera de você? Pt. 07 | Rev. Thiago Mattos

15.08.2025

O que seu pastor espera de você? Pt. 07 | Rev. Thiago Mattos

não sejam enganados por aqueles que ensinam a a mentira.

“Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles… (Romanos 16:17)
 
Um dos maiores receios dos pastores que se dedicam no ensino zeloso da Palavra é que suas ovelhas sejam enganadas por aqueles que ensinam a mentira. E, por mais que os pastores se afadiguem no ensino da Palavra, nós sabemos que nossas ovelhas sempre correm o risco de cederem a falsidade. No entanto, ao que parece, os crentes, em sua maioria, não parecem cuidar do seu próprio coração com relação a isso – alguns, inclusive, acham que estão imunes aos enganos porque pertecem a uma igreja fiel a Palavra.
 
Acontece que ceder aos enganos não se trata apenas de uma cilada da ignorância ou da falta de conhecimento da Palavra. Aqueles que se acham muito conhecedores da Palavra estão tão sujeitos ao engano quanto aqueles que ainda estão engatinhando na fé. E digo isso porque a Bíblia sempre associa o falso ensino com o pecado. Se você ler o livro de Provérbios, vai perceber que a sabedoria sempre está associada com a santidade; a tolice, no entanto, está associada com a impiedade. É por isso que, para nossa tristeza, podemos afirmar com convicção que aqueles que cedem ao engano, à falsidade e à mentira estão, na verdade, cedendo ao pecado do seu próprio coração.

Não se deixe enganar.

Ninguém é enganado por mera ignorância; corremos o risco de cairmos na falsidade porque abrimos as portas aos maus desejos do coração. Sabe por que tanta gente se deixa levar por falsas doutrinas e por falsos mestres? Porque estas ‘doutrinas’ e ‘mestres’ falam daquilo que nossos ídolos internos amam. Não é à toa, então, que o apóstolo Paulo recomenda: “Afastem-se deles…”

Ao longo dos anos de ministério, já percebi muita gente que resolveu se entregar aos falsos ensinos e à mentira e, com isso, se perdeu em dissolução e imoralidade; se diziam muito sábios, mas seguiram ensinamentos demoníacos e, com isso, se apartaram da Verdade. Mas, perceba: a perversão doutrinária não se dá apenas por aqueles que distorcem as matérias “teológicas”. É verdade que na igreja do Século XXI nós somos bombardeados com doutrinas mentirosas e cruéis. No entanto, entenda: Paulo não está preocupado apenas com matérias “teológicas”. Ele também diz que aqueles que provocam divisões e escândalos também espalham uma falsa doutrina.
 
Na sequência do texto, Paulo diz que estes são aqueles que seduzem com palavras lisonjeiras e que enganam o coração, mas que, no entanto, o deus deles é o ventre; eles não vivem e não pregam a glória de Cristo. Por isso, assim como Paulo, tenha certeza de que o seu pastor espera que você se afaste daqueles que provocam divisões e escândalos e que, por causa da sabedoria, viva em santidade.

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.