O que você deve esperar do seu pastor? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

29.07.2025

O que você deve esperar do seu pastor? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

O que esperar do seu pastor?.

“Darei a vocês pastores segundo o meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência.” (Jeremias 3:15)
 
   Todas as ovelhas sabem dos grandes desafios que seus pastores tem que lidar todos os dias. Apenas os mais cruéis e ímpios dos “crentes” acham que o ministério pastoral é um trabalho apenas “domingueiro” ou que os verdadeiros pastores passam a semana sem fazer nada pra falar meia dúzia de inutilidades no domingo e ganhar bem no fim do mês. Apesar disso ter se tornado brincadeira entre os membros das igrejas, infelizmente, a impiedade de alguns acaba por contaminar a compreensão de outros irmãos – e, para tristeza daqueles que mais se pronunciam assim, os maiores afetados por essa perversidade são aqueles que assim se posicionam.
 
  Por ser um pensamento completamente equivocado e reconhecidamente injusto, este ‘ímpio-crente’ acaba por pronunciar estas coisas apenas em círculos restritos de amizade ou, pior, quando está em família. E sabe quem é sua audiência? Seus filhos de 8,10 ou 15 anos de idade – crianças e adolescentes que ainda estão formando sua identidade cristã; crianças e adolescentes que crescerão ouvindo reclamações, injustiças e mentiras a respeito dos pastores e das igrejas; crianças e adolescentes que comeram o “veneno” servido por pais “ímpios-crentes”. E, por fim, se tornarão crianças e adolescentes que, na juventude, abandonarão a fé por “saber” que os pastores são “um bando de enganadores”.

Oramos pelo nossos pastores.

   Ainda que saibamos que muitos enganadores estão, sim, vestidos de pastores, infelizmente, o hábito (ou seria vício?) de falar mal dos pastores é um dos pecados favoritos dos crentes. Não é incomum irmãos se reunirem e o único assunto entre eles é reclamar e falar mal – da igreja, de outros irmãos, dos pastores, etc. E, isso, pra tristeza do Senhor, afinal, os pastores nem ficam sabendo que são alvos das reclamações, mentiras e injustiças dos membros das igrejas.

    Quando um pastor é designado, eleito, escolhido para exercer seu ministério em uma igreja específica, nós nunca podemos nos esquecer quem é que, antes do Conselho ou Presbitério ou da Assembléia, tomou aquela decisão – o Senhor. O texto de Jeremias citado acima diz que é o próprio Deus que dá pastores ao Seu povo! E, ainda que Conselhos e Presbitérios  e Assembléias possam se equivocar na hora de escolher um pastor para uma determinada igreja, é o Senhor que, na Sua soberania, determinou aquela situação.

   Por causa disso, qual deveria ser, então, a postura piedosa do crente que se vê insatisfeito com seus pastores? Em primeiro lugar, avaliar de acordo com a Palavra (e não de acordo com seu coração) se a expectativa é justa. Em segundo lugar, lembrar que os pastores são limitados pelo seu tempo, condições, habilidades e não são super-heróis com poderes ilimitados, capazes de quaisquer coisas. Em terceiro lugar, orar para que o Senhor ministre o coração do pastor naquela área. Em quarto lugar, conversar piedosamente com seu pastor.

   Na próxima pastoral, começaremos a meditar sobre os deveres dos pastores! E, assim, começamos a alinhar nossas expectativas com a Palavra do Senhor

Que Deus te abençoe,

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.