23.01.2026

Oremos o ano todo | Sem. Carlos Soares

Orem sem Cessar.

[17] Orem sem cessar.

1Tessalonicenses 5:17 NAA

Até agora, passamos pelo menos três semanas do novo ano e, com elas em vista, já podemos identificar quais metas de ano novo possivelmente serão alcançadas com os novos ânimos; entretanto, também já estão em vista as metas que não serão facilmente realizadas. E quanto às nossas metas espirituais, como elas estão?

É verdade que, com o ano novo, muitos de nós almejam uma dedicação maior à oração e à leitura da Palavra como disciplinas espirituais, bem como uma devoção mais constante a Deus; mas o que falta, muitas vezes, é uma reavaliação de vez em quando para confirmar se estamos correspondendo a essas metas e, nisso, nos deleitando na presença do Senhor o quanto podemos.

Acredito que as três ou quatro semanas que passamos até agora já sejam suficientes para nos apontar as falhas em nossas rotinas de devoção, o que não deve, de maneira nenhuma, nos “desanimar”, mas deve nos levar a um compromisso constante com a meditação bíblica e com a oração, cuja ordenança bíblica é que seja feita sem cessar.

Orar sem cessar deve nos conduzir a uma vida constante de oração e, mais do que significar algo diário, significa um viver em comunhão com Deus; significa colocarmos absolutamente todas as coisas em oração, dos assuntos mais assustadores às sutilezas mais efêmeras da vida, que, fora de uma vida de oração constante, ainda podem nos deixar ansiosos.

A verdade é que, olhando para trás, podemos pensar que já não começamos o ano bem, que já não oramos tanto quanto deveríamos ou que não oramos pelos motivos que deveríamos. Talvez alguns de nós já tenham passado pelo menos um dia deste ano sem orar; ainda assim, o convite da Palavra é de graça e misericórdia: é de um Deus que anseia estar conosco e nos chama à comunhão por meio da oração.

Assim, independentemente de como tem sido a nossa constância até agora, o convite e a ordem do Senhor são: “Orem sem cessar”, e é isso o que devemos fazer.

Que nos voltemos ao Senhor a cada um dos dias que ainda temos neste ano, que entreguemos a Ele as nossas angústias e medos e que, nisso, desfrutemos da Sua maravilhosa presença, que enche o nosso coração de paz.

Em Cristo

Sem. Carlos Soares

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.