Por que sempre devemos nos alegrar no Senhor? – 3° Domingo do Advento |Pr. Thiago Mattos

12.12.2025

Por que sempre devemos nos alegrar no Senhor? – 3° Domingo do Advento |Pr. Thiago Mattos

3° Domingo do Advento.

Imagine que você esperou por muito tempo algo que você desejava muito. E, de repente, vem a promessa e a possibilidade concreta de que isso venha a acontecer. Como você se sentiria? Acredito que você ficaria muito alegre, não é verdade? Lembro que eu devia ter uns 6 ou 7 anos de idade, quando ganhei a minha primeira bicicleta. Acho que sempre fui uma criança meio bobinha e, apesar de toda a desconfiança, ainda acreditava no Papai Noel… Alguns dias antes do Natal, lembro do meu pai me contando que provavelmente eu iria ganhar a bicicleta. Eu explodi de alegria mesmo antes do presente chegar!
 
No domingo passada, falamos da importância de confiarmos nas promessas de Deus. E dissemos isso porque Deus cumpriu a sua promessa de enviar Seu Filho para nos salvar e, por isso, podemos confiar nas demais promessas do Senhor. O Terceiro Domingo do Advento, no entanto, está focado na alegria da redenção vindoura. E o motivo pelo qual isso acontece é porque durante milênios, o povo de Deus aguardou o cumprimento da promessa de redenção. No entanto, mesmo em meio a esta espera, o povo de Deus é chamado a se alegrar naquilo que o Senhor já fez e na confiança de que o Senhor fará novamente!
 
Veja: você vai concordar comigo quando digo que não vivemos um tempo fácil. A todo momento, nós somos confrontados e maltratados; vivemos em um mundo mau e suportamos a corrupção, a imoralidade, a perversão e a imoralidade deste século. Além disso, sofremos com a solidão, com as enfermidades, com a tristeza, com a inimizade… Mas precisamos admitir que também existe muita maldade em nós também – e, se você é verdadeiramente fiel ao Senhor, você sofre com a sua própria maldade; você deveria sentir fome e sede de justiça não apenas por causa da maldade que existe no mundo, mas, inclusive, por causa da iniquidade que você mesmo se sente tentado a praticar.
 
Todas essas coisas tem o potencial para roubar a nossa alegria, não é verdade? No entanto, apesar de todas essas coisas, nós precisamos manter a nossa alegria no Senhor (Filipenses 4:4). Isso porque, apesar de todas as coisas ruins que nos acontecem e apesar de todo pecado em nós e a nossa volta, o Senhor permanece firme e constante em suas promessas. E não apenas isso: o Senhor permanece firme em ser bom, justo, verdadeiro, amável e gracioso.
 
O Natal é o tempo em que nós verificamos todas essas verdades a respeito do caráter de Deus: o Senhor manifesta sua bondade, justiça, verdade, amor e graça ao enviar o Seu Filho! E Ele faz isso para Sua glória, sim, mas também para nossa alegria! Lembrar que o Filho de Deus se encarnou, nasceu da virgem Maria, viveu perfeitamente sem pecado cumprindo a perfeita obediência, morreu para pagar o preço do nosso pecado e ressuscitou para nos dar a vida eterna – tudo isso – precisa nos levar à alegria! Uma alegria plena que não depende de circunstâncias, mas depende do Senhor!

Por tudo isso, alegre-se! E que Deus te abençoe!,

Pr.Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.