18.11.2021

A centralidade da pregação nas missões

Uma prerrogativa

Quando falamos sobre pregar o Evangelho, evangelizar pessoas, isso tem a ver com o pressuposto bíblico da eleição? Isto é, por que precisamos evangelizar se Deus já tem seus eleitos para a salvação desde a fundação do mundo? Diante disso, devemos tomar como premissa afirmar que a centralidade da pregação nas missões é a força motriz desse entendimento.

O fato é: evangelizar é um ordenança de Cristo (Mateus 28.19-20), e o Senhor predestinou os seus eleitos para crerem (Romanos 8.28-39).

A Trindade e o alcance do Evangelho

Quando falamos sobre evangelizar, biblicamente se entende que Deus elege e habilita seus eleitos a crerem, e isso se dá pela sua imensa e infinita bondade, escolhendo aqueles que, como qualquer ser humano, merecem a condenação, mas que os separa, nos alcançando pela Graça do Senhor Jesus. E para isso precisamos crer em Jesus como Senhor e Salvador.

Também, podemos perceber que a predestinação possui uma característica eterna, mas também temporal, que de acordo com a caminhada da vida somos alcançados por essa Graça (não por força nossa), pela grandeza de Seu poder, a fim de compreender o Evangelho e confessar a Cristo por meio do Espírito Santo.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Lucas Maracci, tivemos a oportunidade de entender que a centralidade da pregação nas missões é indispensável, pois direcionada pela Palavra de Deus será eficaz para a conversão das pessoas.

Pregue a Palavra!

Não obstante, somos chamados a crer no tempo oportuno interna, e isso é o que define a eficácia do chamado para a salvação, pois cumpre aquilo que se propõe a fazer.

Observe o que a Confissão de Fé de Westminster diz sobre a vocação eficaz, em seu capítulo 10, artigo primeiro: “Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.”

E quais são os meios que esses eleitos, chamados eficazmente, foram alcançados para que creiam em Jesus? É pela evangelização! Evangelizar não é a ação social, embora seja um serviço cristão e um oportunidade para isso; não é ser um bom cidadão, nem ser um indivíduo moralmente aceitável, ou alguém que agrada a todo mundo. Evangelizar é uma ação espiritual de anunciar a Cristo e o que Ele fez e faz em nós.

Para tudo isso, temos a Palavra de Deus que é suficiente para convencer, pela a ação direta do Espírito Santo, os pecadores, pois ela é a única fonte que possui tudo o que vamos falar e que os ainda não convertidos precisam ouvir para a salvação.

Pregue a Palavra e somente a Palavra!

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 14.11.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.