A real condição do ser humano e a Suficiência da Obra de Cristo

11.11.2021

A real condição do ser humano e a Suficiência da Obra de Cristo

Relembrando que o maior problema humano é o pecado

Na continuação da aula passada, a Doutrina da Depravação Total, lembramos que todo ser humano é um pecador, onde o pecado é um problema do coração, incluindo todas as áreas de nossa vida, e que embora possamos fazer coisas boas, estas são manchadas pelo pecado também. Mas pior que isso tudo, é a condição de escravidão e morte eterna por causa do pecado, o que nos mostra o quão necessário é compreendermos a real condição do ser humano e a suficiência da obra de Cristo.

Existe uma resposta para o nosso pecado: Deus, em seu imenso e infinito amor, olha para a condição do homem e se move a responder a essa condição de pecador, pois por si só, o ser humano não consegue.

Realidade e necessidade expressas nas Escrituras

Mas do que se trata a suficiência da obra de Cristo? Essa ação de misericórdia e graça se dá através da pessoa de Jesus Cristo, que por intermédio da obra do Espírito Santo, nos convence do pecado (nossa condição natural), da justiça (Deus tem um padrão de justiça em Sua lei), e do juízo (a realidade da eternidade com ou sem Deus). E essa consciência nos mostra que somos incapazes de produzir salvação e que precisamos de Cristo, que como homem, nosso Representante pactual, satisfaz a justiça de Deus.

Essa necessidade e atividade são claras nas Escrituras. Vemos no Antigo Testamento tipos da obra de Cristo e do próprio Cristo, da submissão humana à escravidão do pecado e a jornada redimida do povo de Deus, e nisso tudo vemos Cristo a todo momento, que é Deus Conosco, e que se encarnou.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Lucas Maracci, tivemos a oportunidade de entender sobre a real condição do ser humano e a Suficiência da Obra de Cristo, que nos revela quem somos e nos mostra que Cristo é tudo o que temos.

Jesus faz tudo por e em nós, pois somente Ele consegue

Diante disso, vemos que Jesus foi concebido de maneira sobrenatural, o que preserva totalmente a sua humanidade e a sua divindade, e nisso podemos afirmar que Jesus é um ser humano que não peca e nem tem a disposição de pecar, pois nasceu sem pecado.

Também, Jesus cumpre o papel de Sumo Sacerdote perfeito, não como os que vimos no Antigo Testamento, mas puro para apresentar os pecados do Seu Povo diante de Deus; e mais, pois, ao passo disso, Cristo é também o sacrifício perfeito que expia, dá um fim eficaz ao pecado.

E não obstante disso tudo, Jesus faz tudo isso nos justificando, isto é, Cristo conquista para nós a salvação, o que não conseguimos sozinhos, e coloca sobre nós os méritos da obediência da lei de Deus de tal forma que somos vistos como justos diante do Senhor.

E Efésios 2.8-9 responde o que é necessário para que possamos provar da salvação e da libertação do pecado: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Precisamos simplesmente crer e confessar Cristo como Senhor e Salvador!

Que compreendamos que não temos nem a humanidade muito menos a divindade necessárias para solucionar o problema de nossas vidas, o pecado; e, por isso, quando entendemos a real condição do ser humano e a Suficiência da Obra de Cristo, não fiquemos inertes, mas preguemos a Boa Notícia para que outros ouçam e conheçam o Senhor, para que elas creiam em Cristo e sejam libertas da condição terrível de escravidão do pecado e de morte eterna.

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 07.11.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.