Como cultivar uma vida poderosa de oração? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

14.04.2023

Como cultivar uma vida poderosa de oração? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

Cultive uma vida de oração.

       De uma certa forma, todos nós sabemos que devemos orar e nos dedicarmos a oração. A oração é mais uma daquelas práticas da vida cristã que todos sabem que precisam fazer, mas que a maioria tem uma dificuldade tremenda de praticar, não é verdade? O problema dessa negligência (ou ‘esquecimento’, ou ‘falta de disciplina’) é que a constância na oração é uma das coisas mais essenciais para vivermos um relacionamento mais profundo com Deus. E é por isso que muitos de nós, mesmo sabendo da importância da perseverança na oração, tem muita dificuldade em manter esta disciplina.


     A primeira coisa que nós precisamos nos lembrar para cultivarmos uma constância de oração é lembrarmos que pertencemos ao povo de Deus! Por incrível que pareça, a disciplina de uma prática constante de oração particular começa na comunidade – na família de Deus! Já ouvi muitos irmãos dizendo: “não preciso ir na igreja para buscar a Deus!” No entanto, é curioso que estes que argumentam isso, normalmente, são aqueles que menos buscam a Deus de fato! Com isso, usam uma “meia verdade” (que são “mentiras inteiras”) para negligenciarem a vida com o Corpo de Cristo. Reunidos como igreja, somos encorajados e ensinados a cultivarmos uma vida de oração. E mais que isso: nós descobrimos cada vez mais motivos pelos quais deveríamos orar. É um irmão que está passando por uma enfermidade, ou uma irmã que pede pela conversão dos filhos, ou uma família que passa por dificuldades financeiras, ou pra que Deus conceda portas escancaradas à pregação do Evangelho – é no amor aos irmãos e à igreja que nós encontramos grandes motivos para clamarmos ao Senhor!

Existem algumas atitudes práticas.

     No entanto, existem algumas atitudes bem práticas para o cultivo de uma vida de oração que, quando negligenciadas, você perceberá que está cada vez mais longe do seu objetivo. Imagine que você está andando na rua e encontra um amigo de longa data que já fazia tempo que você não via. Vocês se cumprimentam e um diz para o outro: “apareça lá em casa!” Você sabe o que vai acontecer… Se vocês não marcarem na agenda, essa visita nunca vai acontecer, não é verdade?


     A mesma coisa serve para a nossa vida de oração: se não marcarmos em nossa agenda diária, ela não vai acontecer! É evidente que, com isso, não estou menosprezando a espontaneidade que muitas vezes o Espírito comunica ao nosso coração através de um desejo incontrolável de orar. No entanto, essa espontaneidade não vai acontecer sempre. Por isso, reserve em sua agenda diária um momento para orar: seja logo de manhã, ao acordar; seja no seu intervalo de almoço; seja ao chegar em casa ou ao se deitar. Faça no horário que mais se adeque a sua rotina, desde que você faça todos os dias no mesmo horário.


    Na semana que vem, se assim o Senhor permitir, quero compartilhar mais algumas atitudes práticas para podermos cultivar uma vida poderosa de oração!

Que Deus abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

7 respostas

  1. peço oração por alessandra ,saude mental e fisica e meu utero,passamos necessidades financeiras com filhos alexandre e leandro trabalho como diarista pessoas não desvalorizar trabalho,preciso fazer uma feira , e marido luciano muitos desentendimentos e separação a vista,,,ele é vingativo,e só quer uma empregada e dinheiro em casa e fala mal de mim para as pessoas e diz sempre que sou incapaz em tudo que é pra fazer ,,,oração por fernando e patricia meus irmãos que me querem ver fora da casa da falecida mãe e não tenho para onde ir ,,,peço oração por vanessa ,roubou meu celular, inquilina que ameaça de morte para não pagar aluguel e forja fatos para me ver na pior e quer me afundar ela querer mudar , \\\luciano parar de ficar olhando o que os vizinhos falam e se ocupar dos seus afazeres pois esta passando nervoso demais com fofocas ,e trabalhar fora. .\\\oração por alexandre não consegui aprender a ler ,,,,leandro conseguir um emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.