Como manter nossa expectativa no lugar certo? | Rev. Thiago Mattos

24.11.2023

Como manter nossa expectativa no lugar certo? | Rev. Thiago Mattos

Esperamos com paciência no Senhor.

“Esperei com paciência pelo SENHOR…” (Salmo 40:1a)

 A menos de um mês para o Natal, nossos filhos já estão perguntando “quanto tempo falta?” quase todo dia; tomaram o café da manhã há meia hora e já estão querendo saber que horas é o almoço; quando saímos em viagem, na primeira esquina eles já perguntam: “ainda demora muito?” Mas isso não é diferente nos adultos, afinal, você já reparou como nós sempre estamos esperando por alguma coisa?


   Nós sempre estamos esperando por algumas coisas: seja uma promoção no emprego ou um aumento de salário; sejam as férias ou o próximo ‘feriadão’; podem ser comemorações familiares ou festividades que se aproximam; talvez os amigos que voltam de viagem; o início das aulas; o novo plano econômico do governo; o acordo do sindicato; a sentença do juiz; o diagnóstico do médico ou as 39 semanas (que não são 9 meses). Talvez, você só esteja esperando chegar o fim do dia para poder descansar… Mas a verdade é que nós sempre estamos cheios de expectativa a respeito de alguma coisa.

A espera faz parte da vida.

  A espera faz parte da vida porque as coisas não precisam acontecer no “nosso” tempo – a espera é, na verdade, uma forma de Deus nos mostrar que cada detalhe do universo está nas mãos do Soberano SENHOR e que, de acordo com a Sua graça, Ele faz as coisas acontecerem no tempo certo. Por conta disso, é inevitável que o coração ansioso acabe por se ‘dissolver’ ao ter que esperar por algo. Mas não deveria ser assim, afinal, Aquele que governa o cosmos nos diz assim: “não andeis ansiosos com a sua vida…” (Mateus 6:25 – RA)!


  Se não deveríamos nos preocupar com coisa alguma e nós, de fato, nos preocupamos, então, é porque estamos passando pelo processo de espera de forma equivocada, certo? Diante disso, precisamos aprender a manter a nossa expectativa no lugar certo – ou, melhor, na Pessoa certa!

Temos que esperar pelo Senhor.

   Talvez o nosso grande problema seja justamente esse: nossa expectativa está sempre algemada ao objeto da nossa espera. Se não, vejamos: pense em uma das esperas mais ‘nobres’ que existem – a espera do nascimento de um filho. Ao longo das 39 (ou 37, 38) semanas, muitas coisas aconteceram: alguns probleminhas de saúde que não existiam antes, um leve desequilíbrio emocional, comprar enxoval, berço, estocar fraldas, exames e mais exames. E, mesmo na “hora H”, a dor do parto torna-se tolerável porque logo o bebê (ou os bebês!?!) estará em seus braços. Você percebe que, mesmo diante da espera de algo maravilhoso, nós somos capazes de esquecer quem está por trás de tudo isso? Quem é o Doador da vida? Quem é que cuida da nossa saúde? Quem é que derrama a provisão sobre nossa família? Veja que até mesmo a espera por um filho (ou dois, quem sabe?!) é uma espera pela ação do Senhor!


  Sempre que esperamos por algo, estamos, na verdade, esperando pelo Senhor. Sendo assim, precisamos aguardar confiantemente, afinal, o Senhor não tem as suas mãos recolhidas, mas, ao contrário, Ele nos abençoa liberalmente. Mas não apenas isso: precisamos aguardar com paciência, uma vez que o Senhor também está tratando nosso coração. E, por isso, enquanto esperamos, aprendemos a desfrutar daquele que sempre temos conosco: o próprio Deus.

 Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.