Como posso controlar minha língua? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

23.02.2024

Como posso controlar minha língua? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus?

  “Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus?” (Mateus 12:34a)

   Quando explodimos em ira, falando o que não devíamos, é porque nosso senso de justiça própria foi ferido; quando falamos mal de alguém, demonstramos nossa falta de amor e egoísmo; quando ‘a rádio salão’ corre solta e a fofoca domina nossa língua, é porque queremos nos sentir poderosos através do domínio da informação; quando palavras torpes saem da nossa boca, manifestamos a impureza dos nossos pensamentos; quando mentimos, protegemos nossos ídolos; quando bajulamos, queremos exaltação ilegítima e privilégios; nos auto-enganamos e proferimos enganos porque eles saciam nossos desejos.


  Perceba: onde está o problema? O problema está no fato de que somos maus! E, por isso, a pergunta de Jesus é uma lâmina afiada que encontra nosso coração: é possível falar coisas boas, sendo maus? Por conhecer a natureza humana, Jesus sabe da nossa incapacidade de controlarmos a nossa fala. E isso acontece porque nossa boca manifesta tudo o que existe em nós de pecaminoso: nossos desejos, ídolos, anseios maus – todas essas coisas saem para fora através da nossa fala.

Passos para controlar nossa língua.

    O primeiro passo para aprendermos a controlar a nossa fala é saber/lembrar que nós não falamos as coisas “sem querer” – nossa fala não acontece de maneira involuntária. Todas as vezes que tentamos nos esconder das feridas que nossa língua fez, estamos negando o que Jesus nos ensina dizendo que nós falamos coisas más, porque nossa intenção é má. Assumir a impureza dos nossos desejos e a idolatria do nosso coração é a base da maldade que sai da nossa boca e, por isso, é lá que devemos ‘atacar’ se queremos aprender a controlar nossa língua. E é impossível combatermos a nossa maldade se não assumirmos que ela existe, se acharmos que aquilo que dizemos “saiu sem querer” ou “sem pensar”. A verdade é que, mesmo “pensando”,  nós falamos coisas cruéis demais!
 
   Eu não nego que o nosso próprio coração possui grutas ocultas que nem mesmo nós conseguimos acessar e, por isso, às vezes, só vamos descobrir nossos ídolos e maldades quando colocamos para fora em um irromper de injustiça. No entanto, perceba que apesar de toda iniquidade, podemos, através da nossa fala, reconhecer o quanto somos maus e, por isso, precisamos da presença do Senhor em nós, no coração, nos pensamentos. É por isso que nós precisamos de Jesus porque só Ele pode acessar os lugares mais secretos do nosso coração!
 
   A única maneira de aprendemos a controlar a nossa língua é estarmos cheios do Evangelho: quando a Boa Nova de Salvação encontra nosso coração e somos transformados espiritualmente, então, podemos sim batalhar contra nossos desejos ilegítimos e idolatrias. Não é impossível ter uma língua santa, mas, para isso, precisamos nos dedicar em ouvirmos o Espírito de Deus e, sendo controlados por Ele, controlarmos a nossa língua. Reconheça seu pecado, arrependa-se e corra pra Jesus pra salvar a sua língua!
 

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.