Como posso controlar minha língua? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

12.04.2024

Como posso controlar minha língua? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

Da nossa boca vem o conhecimento e a inteligência.

“O SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.” (Provérbios 2:6)

  A Bíblia é cheia de referências aos pecados da língua: mentira, palavras sujas e imorais, falsidade, engano, bajulação. E quando olhamos para o livro dos Provérbios, encontraremos algumas dezenas de versículos que demonstram a sabedoria no uso da fala. E é exatamente desses versículos que podemos aprender a usar a nossa boca para abençoar, como demonstração da sabedoria e da santidade que Deus opera em nós.


   A primeira referência que precisamos ter em mente quando falamos dos pecados da língua em Provérbios é o versículo citado acima. É evidente que a sabedoria santa de Pv 2:6 não é aplicada apenas no combate aos pecados da língua, no entanto, este versículo também deve nos instruir sobre o nosso falar. Afinal, quando pensamos em controlar a língua, precisamos, acima de tudo, de conhecimento e inteligência – o que é concedido pela boca do Senhor. A sabedoria não é algo natural dos seres humanos; não é a experiência que nos torna mais sábios: é o temor do Senhor. É por isso que só podemos obter sabedoria santa pela voz de Deus.

Disciplina ao abrir a boca.

   Isso acontece porque deveríamos ser extremamente disciplinados para abrir a boca. Afinal, dos nossos lábios só deveria brotar sabedoria santa. A inutilidade da língua é pecado e, conforme todos já vimos, aquele “que fala tolices acaba em ruína.” (Pv 10:10); “a língua da perversidade será arrancada.” (Pv: 31) De fato, a tolice no falar termina em destruição. E o pior, consegue destruir tudo que está à sua volta: “o ímpio destrói o próximo com o que diz, mas os justos são libertados pelo conhecimento.” (Pv 11:9); “Pela bênção dos retos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída.” (Pv 11:11)


  A mentira e a falsidade são a demonstração de um coração apodrecido e, por isso, elas tem o poder de contaminar as pessoas que estão perto de nós. A Sabedoria bíblica nos mostra isso ao dizer que “a testemunha falsa está a serviço da fraude.” (Pv 12:17) O destino dos mentirosos é a destruição, pois o Senhor estabelece seu justo juízo: “a língua mentirosa desaparece num instante.” (Pv 12:19) É por isso que precisamos seguir o que a Palavra nos fala: “Afaste de você a falsidade da boca e mantenha longe de você a perversidade dos lábios.” (Pv 4:24)


   A verdade é que todos nós deveríamos usar a nossa boca para trazer bênçãos à vida das pessoas. E se não estamos fazendo isso, então, precisamos da sabedoria, do conhecimento e da inteligência (Pv 2:6) que só o Senhor pode nos dar. Se queremos, de fato, edificar a vida das pessoas que estão conosco, então, precisamos da sabedoria santa: “a boca do justo é manancial de vida…” (Pv 10:11); “a fala dos justos é prata escolhida…” (Pv 10:20); “as palavras dos justos alimentam muitos…” (Pv 10:21) Todas as vezes que nós falamos por nós mesmos, corremos o risco de sermos usados como ímpios e injustos. Mas quando nossas palavras procedem dAquele que concede sabedoria, conhecimento e inteligência, então, nós podemos, de fato, edificar.

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.