Como posso lutar para abandonar pecados? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

09.03.2023

Como posso lutar para abandonar pecados? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

Abandonar pecado não é facil.

   Abandonar pecados não é algo fácil – se fosse, bastaria uma ‘vontade’ muito forte e seríamos libertos dos nossos pecados. No entanto, também devemos saber que só podemos deixar nossos pecados quando vivemos na dependência e no poder do Espírito Santo e não apenas com “resoluções” convictas. Afinal, sejamos honestos: quantas não foram as vezes em que tomamos ‘a firme resolução’ de nunca mais cometermos aquele pecado que frequentemente nos assalta?


   Por isso, é importante compreendermos que o primeiro passo para abandonar pecados é um arrependimento genuíno – chorar, entristecer-se pelo pecado, zelar pela glória e santidade de Deus. Mas o verdadeiro arrependimento também nos conduz ao abandono do pecado – e é justamente sobre isso que estamos meditando. Na semana passada, vimos que não é possível abandonar pecados sem que façamos guerra contra eles – uma disposição que deve nos levar a uma lutar e resistir _“até o sangue”_, como diz o autor aos Hebreus (12:4).

Precisamos de Cristo.

     Sendo assim, o que nós precisamos não é de remédio ou de terapia (ainda que, em alguns casos, essas coisas possam ajudar de alguma forma) – precisamos de Cristo! O Evangelho pode nos libertar desses pecados arraigados na mente e coração! Por conta disso, a primeira coisa que devemos fazer para, de fato, abandonarmos aqueles pecados mais resistentes é uma firme convicção no Evangelho! Crer que Jesus nos libertou da morte, do pecado e de Satanás é o primeiro passo para começar a batalhar “até o sangue” contra nossos pecados. Isso acontece porque, quando nós nos lembramos daquilo que Jesus fez em nosso lugar e em nosso favor, então, somos verdadeiramente fortalecidos e encorajados.


  Um dos motivos pelos quais nós não conseguimos abandonar esses pecados mais arraigados é porque nós nos esquecemos constantemente de quem Jesus é e o que Ele fez por nós na cruz do Calvário! E, ao nos esquecermos disso, esquecemos o motivo pelo qual estamos lutando. E, com isso, nenhuma ação será efetiva! Entenda: nenhum soldado será fiel a estratégia do seu exército se, antes disso, ele não souber que está lutando por um objetivo nobre. No entanto, se ele tiver plena convicção de que está lutando pelo bem de sua pátria, pela sua família, pela sua história e pelo seu futuro, bem, aí, ele estará disposto a, inclusive, dar sua vida naquela guerra. Mas se, por algum motivo, ele desconfiar que está do lado “errado” de uma guerra, ele não irá cumprir nem as melhores estratégias.

Lembre-se de Jesus.

   Por conta disso, lembre-se constantemente o motivo pelo qual você está batalhando! É a glória, a justiça e a santidade de Deus! É a transformação da sua vida e sua comunhão com Deus que está em jogo! Lembre-se de Jesus – pregue o Evangelho constantemente para o seu coração!


   Na próxima semana, falaremos de algumas atitudes práticas para lutarmos contra pecados!

Que Deus nos ajude!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.