Como posso lutar para abandonar pecados? Pt.03 | Rev. Thiago Mattos

17.03.2023

Como posso lutar para abandonar pecados? Pt.03 | Rev. Thiago Mattos

Lutar contra o pecado não é apenas um exercicio de memória.

     Em nossa última pastoral, vimos que é impossível abandonar pecados sem uma firme convicção no Evangelho! A batalha contra pecados que estão arraigados em nossas mentes e corações é tensa e cruel, no entanto, ela começa quando cremos que Jesus nos libertou da morte, do pecado e de Satanás , por crermos nisso, passamos a pregar ao nosso coração e mente essa realidade vitoriosa. É na realidade da graça de Deus em Cristo que nós lutamos contra os nossos pecados.


    Mas isso não quer dizer que estamos sozinhos nessa guerra – não podemos pensar que lutar contra pecados é apenas uma exercício de memória (lembrar do que Jesus fez). É por isso que podemos contar com um aliado importante, poderosíssimo e sempre presente: o Espírito Santo. E se queremos batalhar contra as obras da carne em nós, então, necessitamos do fruto do Espírito (Gl 5:22-25). É exatamente por isso que, a primeira atitude prática para abandonarmos pecados, depois de pregarmos o Evangelho constantemente para nossa mente e coração, é deixar-se encher do Espírito (Ef 5:18).

Precisamos de Cristo.

    Há um equívoco teológico da parte de alguns por pensar que ser habitação do Espírito é a mesma coisa que estar cheio do Espírito. No entanto, a Bíblia demonstra claramente que são realidades diferentes. E se nós queremos manifestar o fruto do Espírito, então, precisamos estar cheios do Espírito. Mas como fazemos isso? Cultivando uma disciplina de piedade! Ao ensinar sobre oração, o nosso Senhor nos diz: “… se vocês, que são maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11:13). Ou seja: Jesus está claramente dizendo que para obtermos mais do Espírito nós precisamos pedir para que Deus nos dê mais do Espírito! No entanto, essa disciplina de piedade que nos dá a plenitude do Espírito inclui mais que oração: é necessário uma vida de adoração e louvor ao Senhor (Ef 5:19,20).

      Essa atuação poderosa do Espírito em nós vai nos conduzir a uma vida mais disciplinada em outras áreas também – e isso, finalmente, vai transformar hábitos pecaminosos em hábitos santos. É a partir do poder o Evangelho e a partir do poder do Espírito em nós que começamos a “matar” (Rm 8:13) a nossa carnalidade! Ao ensinar sobre uma vida santa, o Senhor Jesus diz claramente que existem coisas em nossa vida que devemos “arrancar” (Mt 5:29,30) para que possamos viver em obediência ao Senhor. E é nesse momento que descobrimos algumas coisas que, a princípio, não teriam problema nenhum, mas que, no entanto, nos levam a pecar.

Avalie algumas coisas em você.

     É por isso que você precisa começar a avaliar algumas coisas em você: atitudes, horários, sentimentos, pensamentos e entretenimentos que você consome para vigiar com mais intensidade.


     Na próxima semana, a pastoral do boletim será em homenagem aos 65 anos da Igreja Presbiteriana do Tarumã. No entanto, continuaremos o assunto na semana depois do nosso aniversário de organização para vermos como esse “arrancar” precisa ser feito em nossas vidas.

Que Deus nos ajude!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.