Como posso manter uma rotina devocional? | Rev. Thiago Mattos

12.05.2023

Como posso manter uma rotina devocional? | Rev. Thiago Mattos

Como posso manter uma rotina devocional.

       Quando a Ana, nossa primeira filha nasceu, minha sogra nos aconselhou dizendo: “bebês precisam de rotina.” Por causa disso, passamos a construir uma rotina um pouco mais disciplinada em nossa casa – tínhamos hora pra tudo: pra dormir, pra tomar banho, pra mamar, pra brincar… Tudo passou a ser regido pelo horário da Ana. No começo, adaptar a nossa vida àquela rotina foi bastante difícil. Evidentemente, com o passar dos meses aprendemos a organizar o dia a partir daquilo e começamos a perceber que a rotina não precisava ser tão rígida como fazíamos nos primeiros dias.


       Sei que existem muitas famílias que preferem educar seus filhos sem muita rotina, deixando os horários funcionarem de acordo com a demanda. No entanto, ter uma rotina de horários claramente nos ajudou naquela ‘loucura’ do primeiro filho. E até hoje temos uma rotina de funcionamento pra nossa família e, todas as vezes que negligenciamos os horários, o risco do “caos” é grande! Até eu que não sou tão fã assim de uma rotina tão rígida precisei reconhecer: a rotina pode ser uma bênção! Seja você alguém que gosta ou não de manter uma boa disciplina a respeito dos seus horários, é inegável que a rotina tem seus benefícios.

Devemos estabelecer uma rotina.

      Tendo isso em mente, acredito que precisamos estabelecer uma rotina da piedade em nossas vidas. Nas pastorais anteriores, fiz questão de enfatizar a importância da constância e que, muito provavelmente, o motivo pelo qual tenhamos tanta dificuldade para manter essa constância é porque nós nos esquecemos o motivo pelo qual nós devemos ter uma vida devocional – isso acontece porque nem sempre lembramos que o que nós mais ansiamos é a presença de Deus! Devemos manter uma constância em nossa vida devocional porque queremos nos relacionar com Deus diariamente!

       Para isso, quero propor algumas coisas que você deve fazer para organizar uma rotina de piedade em seu dia a dia:
1) Estabeleça um horário: quando nós não temos horário para fazermos a devocional e deixamos a “livre demanda”, o risco de não fazermos é muito grande. Funciona assim: se não separamos em nossa agenda aquele horário específico, qualquer coisa se tornará mais importante. Eu recomendo, inclusive, que você separe um horário “reserva” – caso aconteça algum imprevisto naquela hora, você terá separado em sua agenda um horário para isso.
2) Estabeleça um local: mesa da cozinha, na varanda, no estacionamento do trabalho, no ambiente de descanso, no refeitório da firma, sentado na cama. Não importa onde: estabeleça o lugar onde você vai fazer sua devocional. Isso, inclusive, vai ajudar os membros da sua família (filhos pequenos, principalmente) – todos vão saber que, quando você estiver ali, você está em seu tempo com Deus.
3) Estabeleça um texto: existem muitos bons devocionários que você pode acompanhar. Eu, pessoalmente, prefiro os lecionários. Mas você pode querer ler um salmo; ou um capítulo da Bíblia; talvez apenas uma perícope. Lembre-se: importante é se relacionar com Deus pela Palavra e não ler grandes porções ou ter uma compreensão aprofundada daquele texto. Na próxima semana, vamos conversar sobre o que fazer em nosso tempo devocional.

Que Deus nos abençoe!E que uma rotina na presença do Senhor, possa edificar sua vida.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.