Como posso ter certeza da bondade de Deus? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos.

11.11.2022

Como posso ter certeza da bondade de Deus? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos.

O Senhor é bom..

”Provem e vejam que o SENHOR é bom…” Salmo 34:8a

     Você já reparou que o paladar é o sentido mais íntimo da nossa percepção? Se formos meditar a respeito dos nossos outros sentidos, nós vamos perceber que, enquanto os outros quatro são realizados até mesmo “sem querer”, o paladar é aquele que nós desfrutamos com maior intencionalidade. Perceba: ao mesmo tempo que você está concentrado, lendo esse texto, você está “vendo” um tanto de outras coisas, mesmo sem querer; enquanto escrevo, por exemplo, estou vendo minha caneca de café, um casaco pendurado na cadeira e a bolsa da minha esposa sobre a mesa. Eu não quero “ver” nenhuma dessas coisas – a minha intenção é ver apenas a tela do computador, mas, mesmo sem querer, eu não consigo deixar de ver essas coisas…


      A mesma coisa acontece com a audição (neste momento, ouço o barulho dos carros passando na rua e da obra do terreno da esquina), com o olfato (você vai concordar comigo que, às vezes, não gostaríamos de sentir alguns cheiros, não é verdade?) e com o tato (em um ônibus lotado, por exemplo, mesmo sem intenção, acabamos esbarrando em outras pessoas). No entanto, diferente de todos esses sentidos, o nosso paladar é muito mais intencional – à exceção das crianças que são obrigadas a comer a couve-flor do almoço – nós só degustamos os alimentos que nós queremos degustar. E mais que isso: nada é mais interior do que a alimentação.

Provarmos da bondade de Deus.

     Por conta dessa perspectiva de intencionalidade, é curioso que, quando o salmista nos orienta a respeito do testemunho da bondade de Deus, ele nos fala para “provarmos”. A palavra utilizada no original hebraico está completamente relacionada com a idéia de “saborear, degustar”. Perceba: ele não nos diz para “vermos”, ou “ouvirmos”, ou, sequer, “tocarmos” o SENHOR para desfrutarmos da sua bondade – ele nos orienta a “saborearmos”. Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que Deus não é uma matéria a ser estudada, ou uma palestra a ser ouvida, ou texto a ser lido – Deus é um banquete que deve ser desfrutado!


    Quando prestamos a atenção ao contexto do salmo, iremos perceber que Davi passava por um tempo de intenso sofrimento e perseguição e que, por um breve momento, o SENHOR proveu a libertação e salvação que o salmista necessitava. E, nesse contexto de libertação e salvação, Davi nos convida a provarmos e vermos (testificarmos) a bondade de Deus. “Provar” do SENHOR é um ato intencional de depositar nEle a esperança de livramento e a confiança de que, mesmo em meio à perseguição e sofrimento, o SENHOR pode, de fato, nos livrar.


     Isso quer dizer que nós somos convidados a intencionalmente provarmos da bondade de Deus em todos os momentos – não apenas em momentos de alegria, vitórias ou bênçãos, mas também em tempos de sofrimento

Que Deus, na sua imensa bondade, nos abençoe !

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando , 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.