Como posso ter certeza da bondade de Deus? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos.

04.11.2022

Como posso ter certeza da bondade de Deus? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos.

Bondade de Deus.

    Quando nós enfrentamos graves adversidades na vida, uma das primeiras coisas que percorre a nossa mente é a dúvida a respeito da bondade de Deus. Não da bondade intrínseca do caráter de Deus (“Deus é bom?”), mas da bondade específica de Deus (“Deus é bom para comigo?”). Acredito que um dos ataques mais elementares de Satanás em nossas vidas é nos fazer duvidar da bondade de Deus – afinal, ao duvidarmos que Deus é bom, imediatamente, começaremos a procurar outras coisas que, de maneira limitada, poderiam suprir a bondade de Deus que sentimos que nos falta.


    Veja: quando duvidamos da bondade de Deus em nos sustentar, passamos a procurar outro objeto para confiarmos que irá nos sustentar (o trabalho, o sucesso, os recursos financeiros, etc); quando duvidamos da bondade de Deus em ser nosso fiel companheiro, passamos a buscar desesperadamente outro tipo de companhia (relacionamentos idólatras, dependência emocional, etc); quando duvidamos da bondade de Deus em nos livrar das nossas angústias, passamos a procurar consolo em outros recursos (entretenimento desmedido, lazer em desequilíbrio e, em alguns casos, até dependência medicamentosa).

As nossas dúvidas sobre a bondade de Deus surgem quando temos dores e lutas.

     É curioso que o momento em que o salmista escreve este mandamento, foi um momento de grande adversidade. O sobrescrito do salmo nos diz: “Salmo de Davi, quando se fingiu de louco na presença de Abimeleque e, por este expulso, ele se foi.” Davi escreveu este salmo sabendo das grandes perseguições que enfrentava e do sofrimento a que estava sujeito – ele havia experimentado de grande libertação, é verdade; no entanto, estava enfrentando um momento de grande adversidade.


   A história nos conta a respeito de um dos mártires da igreja no Século II, chamado Policarpo que, ao ser obrigado a negar sua fé em Jesus, disse: “Há oitenta e seis anos eu tenho sido servo de Jesus e ele nunca me faltou. Como blasfemarei contra o meu rei que me salvou? Não estamos acostumados a nos arrepender do que é bom para mudar para o que é mau.” Policarpo foi condenado a fogueira, no entanto, o fogo queimava ao seu redor, mas sequer tocava o corpo daquele homem de Deus. Cedendo a pressão, o carrasco, então, o matou à espada. Apesar de sua morte terrível, Policarpo continuou crendo e experimentando da bondade de Deus.


     Todas as nossas dúvidas a respeito da bondade de Deus surgem quando enfrentamos as dores e lutas – no entanto, é justamente em meio às lutas que podemos experimentar de maneira ainda mais intensa da Sua doce bondade. Isso porque a bondade de Deus não significa a ausência do sofrimento, mas em saber que, apesar do sofrimento, o Senhor nunca nos abandona. Não deixe que o diabo (ou mesmo o seu coração) te faça duvidar disso!l

Que Deus nos abençoe,

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.