Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.02| Rev. Thiago Mattos

26.04.2024

Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.02| Rev. Thiago Mattos

A Igreja de Efeso se tornou uma grande potência.

 “Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer. Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor.” (Apocalipse 2:3,4)
 
  Imagine você viver em uma cidade enorme, próspera, crescente, uma referência em muitos sentidos, uma verdadeira potência em muitas áreas, mas completamente idólatra: assim era a cidade de Éfeso no tempo do Novo Testamento. É óbvio que Éfeso não era diferente das grandes cidades dos nossos dias. O pastor Tim Keller dizia que para descobrirmos a idolatria de uma cidade, precisamos olhar para suas construções mais suntuosas. Em Éfeso, não era diferente – existia na cidade um enorme santuário à falsa divindade grega Diana, considerada a ‘deusa’ da caça, mas era completamente indiferente ao amor.
 
  Assim como a cidade, a igreja de Éfeso tornou-se uma grande potência. A igreja crescia, servia, não suportava os maus entre ela e colocava à prova os falsos apóstolos (Ap 2:2). Existem relatos de historiadores que dizem que os cristãos eram tão numerosos e tão influentes naqueles dias que, mesmo diante de uma realidade completamente idólatra, os templos pagãos estavam quase vazios. Era uma igreja viva, que vivia a perseverança e que, mesmo enfrentando a provação, suportou todas as cosias por amor ao nome de Cristo (Ap 2:3).

Como igreja corremos riscos.

   No entanto, com o passar do tempo, este amor foi esfriando, foi enfraquecendo. Até que os cristãos efésios passassem a perseverar no trabalho e a testar a maldade do engano por mera religiosidade e não por amor a Jesus! Perceba: assim como Diana, a igreja de Éfeso se tornou indiferente ao amor ao ponto de abandoná-lo. Continuavam a realizar grandes feitos, odiavam as obras dos hereges e perversos (Ap 2:6), mas não faziam isso por amor. Talvez, nós tenhamos a tendência de pensar que, pelo menos em um sentido, eles estavam corretos e, de certa forma, o próprio Jesus diz que estavam. Mas o alerta de Cristo a esta igreja precisa nos fazer lembrar de que a dinâmica da nossa existência como cristãos é o amor a Jesus. Isso se dá de tal forma que Jesus os chama ao arrependimento dizendo que eles corriam o risco de deixar de ser considerada uma igreja de verdade (Ap 2:5).
 
  Como igreja, nós sempre corremos o risco de fazermos muitas coisas boas: servir, trabalhar, realizar grandes eventos, evangelizar, reprovar a mentira e o engano, lutar contra a imoralidade e a idolatria. Mas quando todas essas coisas não são motivadas pelo nosso amor ao Senhor, então, nos tornamos passíveis da repreensão de Jesus. Trabalhar arduamente em favor de Cristo e do avanço do Reino, servir uns aos outros, conhecer e viver o Evangelho, ser intolerante com a maldade do engano e exultar a glória da verdade é o que somos chamados a viver – mas tudo isso precisa ser feito movido pelo amor a Jesus.
 

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.