Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.04| Rev. Thiago Mattos

10.05.2024

Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.04| Rev. Thiago Mattos

A Igreja de Pérgamo.

“Sei que você conserva o meu nome e não negou a fé que tem em mim…” (Apocalipse 2:13b)
 
  Pérgamo não se comparava, nem de longe, com Éfeso ou Esmirna. Não tinha o charme, nem a riqueza, nem a beleza das duas cidades mais importantes da Ásia Menor. No entanto, ela tinha uma outra característica marcante: a sua religiosidade. A cidade possuía um templo a Zeus (o principal ‘deus’ do panteão greco-romano), outro a Atena (a ‘deusa’ da sabedoria), outro a Dionísio (‘deus’ do vinho – as orgias eram consideradas uma adoração a esse ‘deus’) e Asclépio (ou Esculápio – ‘deus’ da cura). Além disso, pela influência que do Império Babilônico, eram comuns as práticas de magias e adivinhações. Mas não apenas isso: o lugar era, assim como Esmirna, um lugar de grande adoração ao imperador.
 
   Essa multiplicidade religiosa trazia à igreja uma intensa perseguição. Uma perseguição tão intensa que, semelhantemente à igreja de Esmirna, alguns chegavam a pagar com a própria vida pelo fato de serem cristãos, como o próprio Antipas, citado por Jesus na carta, “que foi morto na cidade de vocês” (vs. 13). A característica que Jesus usa para descrever Antipas, a testemunha fiel, passa a ter um significado especial para a igreja dos primeiros séculos depois de Cristo. A palavra “testemunha”, em grego, é muito semelhante a palavra ‘mártir’. Ou seja, naqueles dias, testemunhar com fidelidade era morrer pelo Evangelho, morrer por amor a Cristo! No entanto, mesmo em meio à tamanha perseguição, a igreja “não negou a fé” em Jesus.

Uma igreja segundo o coração de Deus.

   Acontece que algumas pessoas daquela igreja vinham negociando seus valores, sua fidelidade, sua adoração. Estavam se dobrando à imoralidade sexual e à idolatria da cidade. Na mesma igreja, onde pessoas morriam por amor a Jesus, algumas pessoas estavam se tornando idênticas àquela sociedade moralmente e espiritualmente perdida. Por isso, ao falar com a igreja de Pérgamo, Jesus se refere àquela cidade como o lugar “onde Satanás habita” (vs. 13), onde está o “trono de Satanás” e, por isso, os repreende chamando-os ao arrependimento (vs. 16).

   É possível que, para nós cristãos do séc. XXI, que nos julgamos tão ‘mente-aberta’, ‘descolados’ e seguidores do ‘politicamente correto’ a repreensão de Jesus seja muito estranha, uma vez que fala sobre um lugar com religiosidade tão abundante de forma tão dura. No entanto, Jesus nunca escondeu a verdade: Ele é “aquele que tem a espada afiada de dois gumes” (vs. 12). A Bíblia faz diversas referências a espada como sendo a Palavra de Deus. Jesus é o Verbo (palavra) de Deus (João 1:1). Em Jesus, encontramos a revelação máxima do ser de Deus (Hebreus 1:1-3). E, por isso, quem não conhece Jesus, não conhece a Deus! Mas não apenas isso… Também encontramos na Bíblia a associação entre a espada e juízo de Deus. Para aqueles que enxergam Deus como um velhinho bonzinho, mais parecido com o Papai Noel, precisam enxergam que a ira de Deus permanece sobre os filhos da desobediência (Efésios 5:6).

  Uma igreja segundo o coração de Deus é uma igreja que não abre mão da verdade para ser testemunha fiel, mesmo que, para isso, em alguns momentos, tenha que se recusar à tentação de se assemelhar ao mundo.
Fuja da ira vindoura!

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.