Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.05| Rev. Thiago Mattos

17.05.2024

Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.05| Rev. Thiago Mattos

A Igreja de Tiatira.

“tão somente conservem o que vocês tem, até que eu venha.” (Apocalipse 2:25)”
 
  Que cidadezinha mais sem graça, essa tal de Tiatira. Das sete cidades das cartas de Apocalipse, certamente esta é a mais inexpressiva. É curioso é que a carta mais longa de Jesus (Apocalipse 2:18-29) é destinada para a menor cidade. Tiatira não era um grande centro político e também não era um grande centro religioso. A cidade possuía pouquíssimos templos, o imperador não era muito cultuado nesta cidade e o Império tinha pouca influência na vida de seus moradores, ainda que, obviamente, fosse uma cidade romana. E, para além disso, a comunidade judaica, que normalmente causava algumas dificuldades para os cristãos, era inexpressiva. Tudo o que podemos saber a respeito de Tiatira é que ela possuía um destacamento militar importante, um templo a Apolo (conhecido como o ‘deus Sol’) e algumas ligas comerciais. E a cidade existia em torno dessas corporações comerciais.
 
   Alguém que não fosse um bom ‘empresário’ (ou, pelo menos, vinculado ao comércio), dificilmente sobreviveria na cidade de Tiatira. Acontece que para pertencer a essas associações comerciais, você precisaria participar dos grandes banquetes que eram oferecidos e que, muito provavelmente, eram dedicados a algum falso deus. E é justamente aí que os cristãos de Tiatira encontravam sua dificuldade, justamente porque essas festas eram preenchidas com muita idolatria e imoralidade.

Jesus é amor, fé e serviço.

   E, mesmo diante de uma realidade tão imoral, a igreja na cidade de Tiatira demonstrou um crescimento notável. O próprio Jesus destaca o amor, a fé, o serviço e a perseverança daquela igreja. E para nossa surpresa, Jesus ainda ressalta que as últimas obras daquela igreja eram ainda mais numerosas que as primeiras (Ap 2:19). Perceba que, se a cidade de Tiatira era inexpressiva, a igreja de Tiatira estava cada vez melhor; a igreja estava ‘bombando’. Seu amor era cada vez melhor. O serviço cada vez mais abundante. A fé cada vez mais fervorosa. A perseverança cada vez mais firme. No entanto, a tolerância com o pecado era também cada vez maior (Ap 2:20,21)… E, por causa do seu pecado, o juízo de Jesus se mostraria severo contra aquela igreja (Ap 2:22,23).

  O que aqueles crentes não percebiam é que estavam tão associados comercialmente com os ímpios que acabavam por associarem-se a eles espiritualmente também. O que eles não percebiam é que realizar obras cada vez melhores não é uma desculpa para tolerarmos o pecado. Aliás, é a santidade na vida que nos leva a realizar obras cada vez melhores pra Jesus!

   Quando nós olhamos para a realidade da igreja dos nossos dias, percebemos que elas se parecem perigosamente com a igreja de Tiatira: promovem um tanto de eventos, realizam diversas atividades, tem um culto vivo e perseveram na fé. Mas, para nossa tristeza, ao mesmo tempo, não tratam o pecado como deveriam; são tolerantes demais com a imoralidade, a sedução da carnalidade. Estão cada vez mais associados espiritualmente com “os desejos da carne, [com] os desejos dos olhos [e com] a soberba da vida” (I João 2:16).

  Uma igreja segundo o coração de Deus é uma igreja que cresce – mas ela precisa crescer em tudo, inclusive na sua retidão e santidade. Que Deus nos abençoe para que, de fato, sejamos esta igreja.

em Cristo!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.