É Natal – Jesus veio e virá para nos salvar | Rev. Thiago Mattos.

27.12.2022

É Natal – Jesus veio e virá para nos salvar | Rev. Thiago Mattos.

É Natal.

“Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes. Digam aos desalentados de coração: ‘Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês’.” Isaías 35:3,4

    Costumo cultivar um sentimento muito bom a respeito do Natal. Todas as coisas que envolvem esse período do ano me deixam verdadeiramente animado! Já em novembro, quando as pessoas começam a decorar suas casas e lojas, enfeitando com as luzes, desejando (ainda que de forma tímida) um ‘feliz Natal’, eu já começo a ficar empolgado com a chegada do Natal. Mas você vai concordar comigo que não é só isso, não é verdade? Se você gosta do seu ambiente de trabalho, a confraternização da empresa é um momento bastante agradável; fora isso, tem a comida dos encontros – a gente começa a comer “comida de Natal” e é bom demais! E eu aposto que você não recusa os presentes, não é mesmo? Mesmo se for o par de meias do amigo secreto…


    Todo esse ‘clima’ natalino é maravilhoso porque, para nós cristãos, ele inevitavelmente nos lembra de Jesus. Lembramos da Sua eternidade com o Pai, da Sua encarnação, do nascimento virginal, dos grandes milagres e ensinamentos de Sua vida de perfeita obediência e, consequentemente, de Sua morte vicária! No entanto, o Natal é o momento adequado para nos lembrar que, da mesma forma como Jesus veio para nos salvar, Ele também virá para nos salvar!

o Advento de Cristo.

     O Advento de Cristo é um excelente memorial e atesta a nossa fé de que, um dia, Jesus virá dos céus para nos buscar – nEle mantemos a nossa esperança de salvação. O Natal nos lembra da perspectiva de que estamos salvos, mas que, um dia, certamente iremos ser definitivamente salvos! A perspectiva do já e ainda não firma a nossa esperança!

     No entanto, essa perspectiva não deve fazer com que nosso entendimento fique nublado a momentos históricos específicos – o nascimento (primeira vinda) e o retorno (parousia) de Cristo. Precisamos nos lembrar continuamente que Ele continua vindo para nos salvar! Isso quer dizer que o poder de Cristo está disponível pela presença do Espírito àqueles que creem nEle e, por isso, continuamos a depositar a nossa esperança em Jesus para os momentos difíceis que enfrentamos aqui – não apenas porque um dia Ele virá para nos salvar, mas porque Ele continuamente vem nos salvando!

Comemoramos o Natal num período delicado.

    Digo isso porque nós comemoramos o Natal em um período delicado do ano – fim de ano é sempre um momento misto de esperança e desespero, não é mesmo?! “Que bom que este ano terminou; mas como será o ano que vem?” – “Graças a Deus pelo fim do ano; mas que Deus nos guarde do ano que vem…” Não é assim que muitos se sentem ao chegar ao fim do ano? E não é para menos: os prognósticos políticos não parecem os melhores; a economia não dá sinais de reagir; a desconfiança com as instituições permanece. E as dúvidas não pairam apenas em âmbito nacional – um diagnóstico médico negativo; uma dívida acumulada que o 13º não supriu; um relacionamento rompido que nem as festas de fim de ano puderam resgatar; uma tristeza sem fim que toma conta do coração; a ansiedade que não permite planejar o próximo passo…

    Dificilmente, eu poderia afirmar o motivo pelo qual nós precisamos passar por tudo isso! Mas uma coisa eu sei e continuo crendo: “Ele vem para salvar vocês!”

Feliz Natal.

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando , 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.