28.10.2022

Igreja Reformada | Rev. Thiago Mattos.

Igreja Reformada

“Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem, a fim de que todos sejam um.” João 17:20,21a

     Dia 31 de outubro é um dia extremamente importante para nós: Dia da Reforma Protestante. É o dia em que nos lembramos do grande movimento que surgiu em meio a igreja Romana do século XVI, em que homens e mulheres de Deus, movidos pelo Espírito e pela Palavra, para “reformarem” a igreja. E a intenção destes crentes do passado precisa sempre ficar claro: sua idéia nunca foi “romper” ou criar um cisma – eles queriam uma Reforma.


    Suas propostas, inteiramente baseadas na Bíblia, era que a igreja da Idade Média retornasse aos padrões de fé e prática das Escrituras. Acontece que, para nossa tristeza, aquela igreja resolveu permanecer nos enganos que Lutero, Calvino e, antes deles, John Wycliff, John Huss e Jerônimo Savonarola, denunciaram. E, por conta disso, o surgimento de uma igreja fundamentada unicamente nos padrões bíblico se fez necessário.

O Surgimento das Igrejas.

     Com o passar dos séculos, muitas igrejas e denominações evangélicas surgiram. Evidentemente, por causa disso, os ‘evangélicos’ são chamados de cismáticos e divisionistas. E não é para menos: nos últimos 100 anos, o surgimento de novas denominações foi alarmante. Infelizmente, o motivo para o surgimento de tantas denominações não se deu motivados pelo espírito da Reforma – muitas surgiram por causa da maldade, do pecado, do egoísmo e da cobiça dos homens.


      E ainda mais que isso: não são poucos os cristãos que, por qualquer coisinha, resolvem se afastar de suas igrejas. Quando olhamos pra realidade atual da igreja, o que vemos são muitos irmãos que, motivados pelas questões mais mesquinhas, acabam saindo da sua igreja: “ah, o pastor não me cumprimentou ao fim do culto…”; “nossa… com essa liderança, não dá pra ser feliz…”; “acho que falta amor e tolerância com o pecador…”; “o irmão Fulano falou mal de mim…”; “os líderes estão assumindo uma postura política diferente da minha…” Sejamos honestos: nenhuma dessas coisas deveriam ser razão para sair da igreja, afinal, o Senhor Jesus, em João 17 estabelece um padrão: “aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra…” O único motivo válido para afastar-se da comunhão com uma igreja local é quando essa igreja deixa de ser igreja ao abandonar a Palavra. Este é o padrão que Jesus estabelece!

Feliz dia da Reforma.

      Ainda assim, quando olhamos para este texto de João 17, em meio à passagem da Oração Sacerdotal de Jesus, nós poderíamos pensar: “será que não estamos nos afastando do clamor do Senhor pela unidade?” Entenda: não estamos desobedecendo o Senhor quando entendemos que algumas igrejas tornaram-se apóstatas (abandonaram os princípios elementares do Evangelho e da Palavra). No entanto, essa postura não deve nos levar a sermos sectários,“caçadores de hereges” e vampiros de polêmicas (que se alimentam da mais nova polêmica ‘evangélica’).


      Ao contrário: nossa intenção precisa permanecer no espírito da Reforma que é uma luta ferrenha pela paz e pela unidade da igreja de Cristo. Tanto na igreja local quanto entre as denominações que se mantém fiéis a Palavra. E isso para que “para que o mundo creia” que Jesus foi enviado pelo Pai para nos salvar (João 17:21b).
Que Deus nos abençoe. E que possamos ser edificados na unidade.

Feliz dia da Reforma Protestante,

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.