14.09.2021

Não dê ouvidos ao seu coração – Rev. Patrick

O coração é pecaminoso

Não dar ouvidos ao coração é um dos focos que todo cristão deve ter, pois ele é pecaminoso. O texto bíblico a seguir nos oferecerá a base para o desenvolvimento desse pensamento:

“Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.Gênesis 4.1-8

Nossos relacionamentos expressam o nosso relacionamento com Deus

Dentre todas as características que descrevem o ser humano, a necessidade de relacionamento é uma das mais destacadas. E por quê? Porque Deus criou as pessoas para se relacionarem dessa forma. Porém, com a Queda (Gênesis 3), isto é, a entrada do pecado no mundo, essa necessidade não se perde, mas é distorcida, assim como tudo do âmago humano, principalmente seu coração. E automaticamente, os nossos relacionamentos se comprometem, principalmente o que temos com o Senhor.

Desde então, todas as pessoas continuam a desejar desesperadamente em reaver este relacionamento com Deus e com os outros, e com isso, o coração humano, contaminado pelo pecado, está desesperado para isso, e irá buscar do jeito que for este restabelecimento de relações, independente se essa busca alegrará a Deus ou não. Mas isso é impossível. Não conseguimos fazer nada sem Deus. Precisamos de Cristo para isso. Por isso, não dê ouvidos ao seu coração.

No último domingo, pudemos ser edificados por uma mensagem que nos mostra que quando baseamos os nossos relacionamentos naquilo que conseguimos conquistar, nunca iremos vivenciar relacionamentos santos; mensagem, esta, ministrada pelo Rev. Patrick Sfair em Gênesis 4.1-8.

Deus faz tudo em nós e por nós

Ao ser ministrados pela Palavra de Deus, que dia após dia compreendamos que o nosso anseio de relacionamentos não está baseado no que fazemos, mas naquilo que Deus fez, faz e continuará a fazer em e por nós; e se fazemos alguma coisa, isto está baseado no que Cristo fez na cruz.

Com certeza é importante analisar como estão os nossos relacionamentos, e se há algo de ruim, o problema não está, essencialmente, no quê fazemos ou como fazemos, mas, sim, no coração que reflete como é o nosso relacionamento com Deus.

Não dê ouvidos ao seu coração, mas dê ouvidos à voz de Deus, para que nutramos o gosto que o Senhor tem, e, assim, fazer, ver, falar, ouvir tudo o que Deus se agrada. Só assim, ao expressar o nosso relacionamento com Deus, que só é possível quando temos nosso coração transformado por Ele, é que iremos manter bons relacionamentos.

 

Assista agora a esta mensagem:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Pregação ministrada pelo Rev. Patrick Sfair a partir de Gênesis 4.1-8 na Igreja Presbiteriana do Tarumã, em Curitiba, dia 12.09.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.