25.11.2021

Não terás outros deuses diante de mim

O Primeiro Mandamento

Por que a Lei de Deus existe e qual foi a primeira lei que Deus determinou quando criou o mundo? O Senhor Deus sempre revelou sua vontade ao ser humano, e o Primeiro Mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim”, sempre existiu, e desde a primeira pessoa existente esse mandamento, assim como os outros nove, é quebrado.

Vejamos o que diz o Primeiro Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20.3). Este mandamento exige de nós o conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro, e nosso Deus; e como tal adorá-lo, e ensinam-nos que Deus, que vê todas as coisas, toma conhecimento e muito se ofende do pecado de ter-se em seu lugar outro deus. (Breve Catecismo de Westminster. 46, 48).

Não devemos adorar a outros deuses

Podemos ver em Genesis 1, que quando Deus criou Adão e Eva, ele disse que eles poderiam comer de todas as árvores e frutos que tinham no Jardim do Éden, mas o fruto de uma em específico não poderia ser comido: o da árvore do conhecimento do bem e do mal havia dado apenas uma tarefa a eles, mas Eva foi enganada pela serpente e desobedeceu a Deus comendo do fruto, e o pecado se fez forte em nosso mundo.

O Senhor nos dá uma promessa: a vinda do Messias nos traria a salvação das consequências do pecado em nossas vidas e no nosso mundo, e que essa vinda dele é perfeita aos olhos de Deus.

Quando o povo saiu do Egito eles adoravam a outros deuses, deuses que ao nosso ver parecia que estava trazendo uma grande alegria para eles, mas aos olhos de Deus era pecado pois não o agradava.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Patrick Sfair, tivemos a oportunidade de nos aprofundar no Primeiro Mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim”, a fim de entender como a nossa adoração deve ser devidamente direcionada ao Único Deus.

Diante de mim

Diante disso, existe hoje em nosso mundo vários deuses, alguns em forma de estatuas, outros em forma de livros e outros em forma de tecnologias, adorar a esses deuses não nos ajuda a adorar ao verdadeiro Deus que nos traz paz e alegria. Precisamos hoje adorar e louvar ao nosso verdadeiro Deus.

Também, Deus nos ordena que não tenhamos outros deuses que não seja o Senhor, nada deve ser capaz de tomar o lugar de Deus em nossas vidas, o “diante de mim” nos corrige e nos ensina que Deus não se agrada se adorarmos outras coisas além dele, se buscarmos adorar a outros deuses ofenderemos ao nosso Deus.

Portanto, devemos estar sempre atentos e nos cuidarmos para não cairmos no pecado de adorar e idolatrar algo que não é agradável aos olhos de Deus, isso nos fará mal e não agradaremos a Deus.

Esse é o Primeiro Mandamento que Deus nos ensina em Êxodo 20, sobre os Dez mandamentos – Restaurando a adoração: “Não terás outros deuses diante de mim.”

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Dez Mandamentos – Restaurando a Adoração”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 21.11.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sec. Júllia Santini
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.