16.07.2021

Seja bem-vindo ao nosso novo endereço virtual!

Este é o mais novo endereço da Igreja Presbiteriana do Tarumã.

igreja presbiteriana do tarumã

Novo endereço? Como assim?

Sim, é isso mesmo, este é o nosso novo endereço, só que virtual! Sejam muito bem vindos ao nosso novo website! 🙂

É uma grande alegria poder compartilhar o lançamento deste projeto tão importante para a igreja.

Este endereço é especial, porque funcionará como a nossa “sede virtual”, onde centralizaremos todas as informações sobre nossa amada igreja e conteúdo relevante sobre a salvação e vida com Cristo.

Por que agora?

A internet e os demais “turbos”

A Internet, para o bem e para o mal, mudou significativamente a forma com que nos relacionamos e consumimos informação. Turbinada pela chegada dos smartphones, conexões de alta velocidade, tecnologias em nuvem e redes sociais, coisas extraordinárias e impensadas até pouco tempo como uma chamada por vídeo, em grupo, de vários lugares diferentes do mundo, passaram a ser, não somente possíveis, como muito fáceis e acessíveis para todos.

 

Adesão tecnológica

No entanto, novas tecnologias levam um certo tempo (cada vez menor) para superar algumas barreiras de adoção. Porém a pandemia da Covid-19 mudou tudo, pois literalmente da noite para o dia, obrigou todos nós a nos adequarmos e aderirmos a diversos tipos de novas tecnologias. A reclusão mudou nossos hábitos provavelmente de forma permanente, em especial, no que se refere à comunicação e consumo de conteúdo.

 

Aprendendo com os antigos

Diante deste cenário de mudanças, a Igreja precisa aproveitar as oportunidades para se manter relevante, anunciando com fidelidade o Reino de Deus e alcançando para Cristo tantas pessoas quando possível.

Desta forma precisamos fazer como nossos antepassados, os quais utilizaram para a proclamação do Evangelho, todos os meios disponíveis, seja os de comunicação como os papiros, pergaminhos, imprensa, rádio, televisão, quanto tecnológicos em geral como os navios, estradas, automóveis, etc.

Deus, através de seus servos, utilizou-se de todos estes meios para que o Evangelho nos alcançasse. Agora é a nossa vez!

 

Um histórico de vanguardismo

A IP Tarumã sempre enxergou a tecnologia como uma ferramenta a ser explorada pelo bem do Evangelho. Em exemplo disso é que em 2004, a igreja foi destaque no jornal Brasil Presbiteriano como uma das primeiras igrejas no Brasil a fazer transmissão ao vivo de seus cultos vespertinos.

 

Tudo online agora? E o endereço físico?

Ah, esse é especial né? Rua Joaquim de Quadros Gomes, 420 é um clássico! Tenho a impressão que até Jesus voltar continuaremos por lá, rsrs… Inclusive, sobre este assunto, você sabia que a IP Tarumã, no passado, funcionava em outro endereço? Não? É verdade! Mas esta história fica para outro post…

A questão é que, nesta onda de “agora tudo é virtual”, temos que ter certos cuidados e algumas coisas em mente: 

 

O virtual apenas complementa o físico

Do mesmo jeito que um “super boletim”, mesmo que fosse do tamanho de um jornal impresso, com todos os atos do culto e sermão descritos, não seria sinônimo de Igreja, um website, uma página do YouTube também não é, mesmo que exibido ao vivo. Todas estas coisas são apenas ferramentas que nos permitem externar para o mundo quem somos, nossa identidade e nossa mensagem.

Se antes uma pregação era ministrada uma única vez e ouvida apenas pelos presentes fisicamente, hoje, cada sermão, cada estudo bíblico pode compor um grande acervo de conteúdo à disposição de qualquer um, em qualquer lugar do mundo e, em qualquer idioma (usando legendas automáticas do YouTube, por exemplo).

 

A Igreja não é o prédio, nem o website

A Igreja são os Eleitos de Deus. A Igreja é o Corpo de Cristo. A Igreja é serviço entre irmãos, é edificação mútua em amor através dos dons do Espírito Santo. Poucas coisas são tão lindas quanto o povo de Deus reunido em assembléia para o Culto Público. Deus se faz presente no meio do seu povo e o abençoa, portanto nada pode, nem deve, substituir a Igreja presencialmente reunida!

 

 

 

O virtual como um serviço de amor ao próximo

Quantos de nós já não ficamos doentes, ou tivemos que viajar, ou mesmo ficamos impossibilitados de nos deslocarmos até a igreja? E com relação às pessoas que hoje vivem em locais sem acesso à Palavra de Deus fielmente exposta?

Durante a pandemia do Covid-19, enquanto estávamos isolados, foram os meios virtuais que nos mantiveram conectados, que aplacaram um pouco da saudade que sentimos uns dos outros e que nos possibilitou permanecer espiritualmente alimentados através das pregações, mesmo que desprovidos do contato físico. O que no passado seriam cartas, hoje são transmissões ao vivo. 

Lembrando novamente: nada substitui o povo reunido!

 

 

 

De dentro para fora

O início

Desde abril de 2020, quando o Conselho da IP Tarumã decidiu encarar o desafio de reposicionar a igreja na Internet, compreendeu-se que era necessário refletir sobre quem éramos enquanto Igreja Presbiteriana do Brasil, e sobre nossas características particulares de igreja local, buscando entender como poderíamos, sendo quem somos, contribuir com o Evangelho e com presbiterianismo no Brasil. 

Deste trabalho, que contou com a participação de muitos irmãos e irmãs, surgiu a nova identidade visual da igreja, acompanhada do slogan que define em poucas palavras o estilo de nossa comunidade: Simples, Acolhedora e Fiel à Palavra. Agora já tínhamos a linha condutora da comunicação.

 

Padronização dos canais

Com isso em mãos, somado a um grande investimento em infraestrutura tecnológica (câmeras, equipamentos para streaming, rede física e lógica, equipamentos de som, etc.), iniciou-se a padronização dos canais da igreja no Facebook, Instagram, Whatsapp Business, domínio dos e-mails dos ministros e secretaria, etc., a fim de facilitar e atrair o acesso de todos os membros e visitantes aos conteúdos produzidos pela igreja.

 

Inovação na educação 

Neste período também foi iniciado o projeto EAD Tarumã, para prover ensino de qualidade para as crianças da igreja, em uma plataforma tecnológica avançada. 

Uma curiosidade deste projeto é que o currículo adotado para as aulas online é o mesmo currículo das aulas presenciais, ou seja, durante a pandemia conseguimos produzir em vídeo praticamente todo o conteúdo necessário para as crianças dos 2 aos 11 anos. Caso uma criança perca uma aula no presencial, poderá assistir a aula gravada no online!

 

O “quartel-general” do marketing digital

O que queremos?

A verdade é que toda igreja presbiteriana, de certa forma é uma fábrica de conteúdo cristão reformado de altíssima qualidade. Nosso objetivo básico é capturar, tratar e colocar para fora (disponibilizar) com excelente qualidade, tudo o que é produzido diariamente pelos nossos ministros, presbíteros, professores, etc., usando de técnicas modernas de marketing de conteúdo que ajudem qualquer pessoa a encontrar uma palavra de esperança e salvação.

 

O site

Este website, nosso QG Virtual, é o resultado de um grande trabalho em equipe. Ele foi construído com a ajuda de muitas pessoas, tanto da igreja (obrigado a cada um que nos ajudou com textos, imagens, opiniões, etc…) quanto de fora (gratidão especial ao pessoal da Agência Fluxo que construiu tudo isso pra nós). 
 
Utilizamos neste projeto a melhor tecnologia disponível atualmente, de forma que se os conteúdos forem postados com técnica e capricho, serão encontrados por muitas pessoas, abençoando muitas vidas. Nossa meta é fazer com que quando, por exemplo, alguém pesquisar no Google “como ir para o céu”, nosso conteúdo esteja sempre em primeiro lugar!

 

Por fim, outro objetivo do site é apresentar bem a nossa igreja a quem se interessar. Teremos páginas para todas áreas e departamentos, a fim de que quem acesse, saiba que há lugar para todos nossa amada comunidade.

 

Ainda temos tudo por fazer

Se você observar bem, temos apenas algumas páginas, pois dada a complexidade do projeto, fizemos o mínimo necessário para conseguirmos colocar o site no ar.

Na verdade, nós criamos as “páginas modelo” que, se Deus permitir, irão se multiplicar por aqui, espalhando na forma de conteúdo, tudo o que nossa igreja faz e prega.

Isto é importante porque pode ser que você encontre falhas, ou não se encontre em alguma foto ou informação, por isso pedimos compreensão e paciência porque com o tempo temos certeza de que você vai gostar do resultado.

 

Por fim…

Somente a bondade e misericórdia do Senhor pode trazer êxito a esta iniciativa. Nenhum esforço humano é capaz de mudar esta realidade. Por isso, vamos orar e pedir a Deus que nos use, enquanto igreja, para seus propósitos eternos sejam alcançados por nosso intermédio. Que alegria saber que em Cristo podemos ser úteis à obra de Deus.

 

Quero agradecer de forma muito especial ao Conselho da IP Tarumã, pela coragem, apoio, participação e incentivo durante este trabalho. Vocês, pastores e presbíteros regentes, são verdadeiros homens de Deus!

 

Por fim, espero de coração que cada membro e amigo da Igreja Presbiteriana do Tarumã se alegre conosco, sinta-se participante de tudo isso e compartilhe com ousadia a mais importante mensagem de todos os tempos: A Salvação em Cristo!

 

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15:58

 

 

Na Paz do Senhor Jesus, aquele que nos fez e nos faz Igreja

 

Presb. Norton Luiz Ritzmann
Conselheiro do Departamento de Comunicação e Projetos
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.