O amor e a Bíblia
O amor é a evidência da nova vida. Amar é uma ordenança clara ao longo de toda a Bíblia que evidencia se estamos ou não no Senhor. O texto bíblico a seguir nos oferecerá a base para o desenvolvimento desse pensamento:
“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.” 1 João 3.11-15
Amar é um compromisso
Quando fazemos uma análise mais aprofundada na carta de 1 João, encontramos pelo menos três provas que sustentam a vida cristã: a prova doutrinária (saber quem é Jesus), a prova moral (viver em obediência a Deus) e a prova social, a saber, se realmente amamos nossos irmãos com amor verdadeiro. A deficiência de algumas dessas provas na vida de alguém denuncia a ausência de conversão. Colocar tudo isso em prática é necessário, vivendo em amor. Por isso, o amor é a evidência da nova vida.
Entenda isso: o amor é a mensagem essencial da vida cristã, pois a definição bíblica de amor é o firme compromisso que gera em nós a disposição de se doar por alguém (João 3.16).
No último domingo, pudemos ser edificados por uma mensagem que nos desafia a viver em amor se dizemos ser filhos de Deus, pois a Igreja deve ser a comunidade e a demonstração visível do amor de Deus; mensagem, esta, ministrada pelo Rev. Thiago Mattos em 1 João 3.11-15.
O amor gera vida, a vida de Cristo
Diante da exposição da Palavra, que dia após dia compreendamos que o nosso compromisso como filhos de Deus é amar, pois, em contrapartida, os filhos do diabo estão dispostos a espalhar o ódio; e pode ter certeza que eles não falharão nisso.
Que estejamos dispostos a entregar o nosso coração ao Senhor antes de querer oferecer qualquer oferta, e que com isso, não sejamos crentes que odeiam, pois isso é incompatível com a nossa identidade cristã.
O amor é a evidência da nova vida, pois a prova definitiva de um crente em Jesus, de um filho de Deus, é se eles amam seus irmãos, e isso traz vida. Logo, quem não ama evidencia que ainda está morto, e morte só produz mais morte.
Em síntese, ame! O amor é a mensagem essencial da vida cristã, cuja prática habitual desse amor é a evidência da nova vida; e o ódio é a mensagem do Maligno, isto é, a falta de amor é a evidência da morte.
Pregação ministrada pelo Rev. Thiago Mattos a partir de 1 João 3.11-15 na Igreja Presbiteriana do Tarumã, em Curitiba, dia 19.09.2021.
Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.
YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma
Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.