O Batismo de Jesus e a Vida no Espírito | Rev. Thiago Mattos.

05.01.2023

O Batismo de Jesus e a Vida no Espírito | Rev. Thiago Mattos.

O Batismo de Jesus.

    Acredito que, se você é verdadeiramente cristão, você não tem muita dificuldade para crer nas narrativas da Palavra que demonstram o poder de Jesus, não é verdade? Normalmente, lemos os relatos dos milagres, curas e libertações que Jesus opera e, maravilhados, nos regozijamos admirados do poder que Jesus exerce sobre a realidade, sobre as doenças e sobre os demônios.

    Mas veja que curioso: será que nós pensamos que esse poder de Jesus também está disponível para nós também? Será que estamos conscientes de que a Bíblia nos diz que o poder de Jesus está disponível a nós, crentes, pelo Espírito? Entenda: nós não temos dificuldades para crer no poder de Jesus; no entanto, demonstramos alguma desconfiança quando pensamos na realidade de que Jesus ainda demonstra Seu glorioso poder na vida dos crentes. Em outras palavras: nós cremos cheios de convicção de que o Jesus “da Bíblia” é poderoso; mas temos algumas dúvidas se o Jesus Exaltado no Trono dos céus é igualmente poderoso em nossas vidas hoje

Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo.

    No entanto, o texto que narra o batismo de Jesus (Mateus 3:13-17) deveria dirimir estas dúvidas. Este texto é um dos momentos mais memoráveis das narrativas do Evangelho. Há séculos, estes versículos são utilizados para demonstrar (e comprovar) a doutrina da Trindade: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo agindo em consonância e em um mesmo momento! No entanto, essa não é a única importância desse texto. Nós precisamos perceber que, além de nos mostrar a Trindade, esta passagem também nos revela o fato de que Deus-Pai identificou Jesus publicamente como Seu Filho amado.

     Isso é extremamente importante para nós uma vez que nem sempre percebemos que, na passagem anterior, Mateus narrou a afirmação de João Batista de que Jesus era aquele que “batiza com o Espírito Santo” (Mateus 3:12). E, curiosamente, logo após a narrativa do batismo, nós encontramos a narrativa da tentação no deserto (Mateus 4:1-11) – e você se lembra: é o próprio Espírito que leva Jesus ao deserto para ser tentado.

Tenhamos convicção que este mesmo Espírito opera em nós, venceremos as tentações.

    Essa perspectiva aliada com a narrativa do Batismo de Jesus expõe diante de nós a realidade de que a única possibilidade de vivermos no Espírito é se Aquele que envia o Espírito nos encher com o Espírito – Jesus é Aquele que traz o Espírito para a nossa vida. Em tudo isso, a narrativa do Evangelho feita por Mateus quer nos demonstrar que Jesus nos dá uma vida no Espírito – Ele é quem nos batiza com o Espírito Santo.


   Se, em Jesus, estamos completamente inseridos na realidade da vida no Espírito, então, é exatamente por isso que nós não precisamos duvidar que o poder de Cristo está disponível aos crentes pelo Espírito. Mas não apenas isso: se movido pelo Espírito ao deserto para ser tentado, Jesus venceu as tentações, também podemos ter convicção de que este mesmo Espírito opera em nós para vencermos as tentações do diabo.

Que a presença e o poder de Cristo sejam manifestos em nossas vidas!

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando , 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.