01.11.2022

O bom ensino das crianças | Rev. Lucas Maracci

O ensino das crianças

    No próximo dia 12 (outubro) celebraremos mais um Dia das Crianças. É de praxe que nessas datas direcionemos nossas reflexões e pastorais nesse sentido. É bem tentador recorrermos aos clássicos textos das Escrituras que falam sobre as crianças. Temos vários para citar nesse sentido, Provérbios 22.6, Mateus 19. 14, Mateus, 18.3, Deuteronômio 6 e por aí vai.


    Não há mal algum em usá-los. Eu realmente creio que a Palavra é viva e pode sempre nos trazer uma perspectiva nova de reflexão ou reforçar um ensino básico de algo tão importante que é a vida das crianças. O problema é que, as vezes tenho a sensação, de que quase que fazemos uma distinção entre textos de adulto e textos de criança. Coisas que ensinamos para adulto, mas que tem que esperar a criança crescer para ensiná-la. Aqui, não desprezo a linguagem adaptada a idade, nem mesmo a necessidade da utilização do lúdico e do entendimento das limitações de compreensão de um bebê, por exemplo.

Investirmos no ensino verdadeiro para a nossas crianças.

     O fato, é que a verdade bíblica toda, serve para todo ser humano, desde a sua concepção até a sua morte e para além da morte também. Não podemos esquecer que aqueles “ensinos de adultos” estão totalmente relacionados com a vida das crianças também.


     Sendo assim, minha reflexão para esse dia das crianças é lembrar da urgente e constante necessidade de investirmos cada vez mais no ensino profundo das verdades bíblicas (todas elas) para as crianças ao nosso redor. Não se trata apenas de doutrinação, de moralismo, mas de ensinar Palavras de Vida, de comunicar o Verdadeiro Evangelho da Graça, que pode sim trazer restauração mesmo para um pequenino.

O ensino começa nos lares.

    Esse ensino começa nos lares, os pais são os primeiros e maiores discipuladores de uma criança. Então, eles mesmos devem estar habilitados e em constante aprendizado na Palavra para que sejam aptos a ministrar o coração de seus filhos com a Palavra da Salvação. A igreja também deve ser comprometida com o ensino sistemático e intencional da mensagem do Evangelho para as crianças.


    Precisamos cuidar de nossas crianças pois elas podem ser alcançadas HOJE pelo evangelho da graça e não apenas quando puderem entender as “passagens de adulto” da Bíblia. O Espírito Santo pode, mesmo no coração dos pequenos, convencer do pecado, da justiça e do juízo. Sejamos mensageiros prontos para ministrar todo o conhecimento da Palavra às crianças ao nosso redor.

Que Deus te abençoe,

Rev. Lucas de H. P Maracci
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.