16.09.2021

O caminho estreito do discipulado

O discipulado e seu caminho

Você já ouviu falar ou sabe o que é discipulado? A Palavra de Deus fala para o discípulo de Jesus que existe um caminho: o caminho estreito do discipulado. O texto abaixo nos dará a base para esse entendimento:

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Mateus 7.13-14

Não é uma escolha

No Sermão do Monte, Jesus não está propondo em primeira instância a ensinar simplesmente a ética do Reino Deus, embora que isso seja evidenciado como consequência de seu ensino. O Sermão do Monte tem como objetivo de trazer uma realidade de necessidade de transformação do nosso coração a partir do Evangelho, o que nenhuma ética ou moral pode fazer.

No entanto, os ensinamentos de Cristo não estão obstantes da Lei de Deus prescrita ao longo das Escrituras que têm a ver com a vida e a morte, e nisso vemos um contraste no texto em destaque desse estudo: a morte está relacionada com o ENTRAR no caminho e a porta largos, e a vida com o ENCONTRAR o caminho e a porta estreitos, e é em reação a esta que Jesus dá uma ordem aos seus discípulos: Entrai pela porta estreita!

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Thiago Mattos, tivemos a oportunidade de compreender que o discipulado é pelo caminho estreito, e que não é uma opção aos discípulos de Jesus escolher entre o caminho largo e o estreito.

Aos passos de Jesus

Aprendendo tais coisas, percebemos que o caminho de Deus não é espaçoso, mas, sim limitado por ser o Único Caminho: Jesus Cristo. Também, o caminho de Deus não pode ser descoberto com base na opinião da maioria, pois ela está indo para a perdição, ao passo que ela mente para si mesma crendo que está indo para a vida, e por isso não pode ser trilhado se formos movidos pelo desejo de querer agradar a maioria, pois a nossa piedade deve ser direcionada a agradar a Deus.

Lembre-se: os dois caminhos não são o fim da caminhada, mas têm significados eternos para onde eles levam: vida e morte. Jesus nos chama para um compromisso radical, absoluto, isento de neutralidade e parcialidade.

Com isso, precisamos direcionar o que Jesus nos ensina ao Evangelho prático, sincero e profundo, e para isso, precisamos renunciar ao mundanismo e seus ideais (os caminhos), e romper para a autonegação à semelhança do Senhor Jesus.

Nunca esqueça: o caminho do discipulado é estreito, pois por mais que seja difícil, ela conduz para a vida.

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Sermão do Monte – A Vida do Cidadão do Reino”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 12.09.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.