24.03.2023

O que é a Igreja? | Rev. Thiago Mattos

IP Tarumã 65 anos de história.

    65 anos de organização da Igreja Presbiteriana do Tarumã.
Todos nós temos uma definição a respeito da igreja. Alguns irmãos irão definir igreja a partir da ortodoxia; outros, no entanto, irão dizer o que é a igreja a partir de suas experiências pessoais. E veja como isso é curioso: aqueles que definem igreja a partir da ortodoxia, mas que, ainda assim, não experimentam a vida como igreja, entenderam tudo errado; por outro lado, aqueles que tem muitas experiências como igreja, mas não conseguem entender o que estão vivendo, também correm o risco de provarem de coisas ruins pela má compreensão do que é a igreja. Diante disso, entender o que é a igreja passa por uma compreensão correta daquilo que a Bíblia define, mas também por uma experiência vívida na igreja.

      Particularmente, gosto de ver a igreja como a comunidade daqueles que foram salvos em Cristo porque ouviram a voz de Deus. Em Deuteronômio 4:32-39, Moisés diz que o povo de Israel, recém-libertado da escravidão no Egito, se tornou povo de Deus porque o SENHOR falou com eles: “Dos céus ele fez com que ouvissem a sua voz, para ensiná-los, e sobre a terra lhes mostrou seu grande fogo, e do meio do fogo vocês ouviram as suas palavras.” (Vs. 36) E quando olhamos para o Novo Testamento, a afirmação poderosa do apóstolo Paulo a respeito de como a fé surgiu em nós aprofunda ainda mais essa idéia. Ele diz claramente que a “fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17) Em toda essa passagem, Paulo está nos dizendo que aqueles que crêem no Evangelho, crêem porque ouviram ao Deus que fala; aqueles que não crêem, fecharam seus ouvidos e corações ao Deus que fala (Romanos 10:14-21)

Parabéns IP Tarumã.

Quando nós meditamos na história da nossa igreja, precisamos encher o nosso coração e mente a respeito dessa realidade! Há mais de 65 anos (considerando os tempos como congregação), o Senhor tem reunido irmãos para ouvirem a Sua voz poderosa neste bairro! Se hoje, temos a alegria de participarmos da IP Tarumã, é porque, ao longo destes 65 anos, muitos foram impactados com a voz do Evangelho sendo proclamada aqui – tanto no púlpito, quanto pelo esforço de todos os membros na evangelização da cidade de Curitiba! Louvamos a Deus pela nossa história – louvamos a Deus por homens, mulheres, jovens e crianças que, aqui, foram transformados pela voz de Deus; louvamos a Deus pelos pastores e presbíteros que serviram nesta igreja e que, pelo seu trabalho e pela seu amor a Jesus, mantiveram esta igreja fiel a voz de Deus!

No entanto, nós não podemos manter os nossos olhos apenas no passado – precisamos encarar o futuro também! Sei que pode parecer clichê, no entanto, completar mais um ano de organização precisa nos levar a refletir sobre aquilo que pensamos e imaginamos para o futuro da nossa igreja, afinal, é pelo trabalho de cada um de nós que a igreja cresce, se desenvolve e é edificada. Se nós, pastores, temos a responsabilidade de pregarmos e ensinarmos com fidelidade a voz de Deus, cabe a todos nós vivermos com fidelidade aquilo que ouvimos da parte de Deus.

Que sejamos sempre uma igreja dedicada em ouvir o Senhor!

Parabéns, Igreja Presbiteriana do Tarumã! Feliz Aniversário

 

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.