O que é o verdadeiro arrependimento? | Rev. Thiago Mattos

10.02.2023

O que é o verdadeiro arrependimento? | Rev. Thiago Mattos

Verdadeiro arrependimento.

    Se você é verdadeiramente cristão, em algum momento você já deve ter sentido uma tristeza profunda por causa de algum pecado, certo? Ou, quem sabe, uma imensa vergonha porque percebeu que pecou, não é verdade? E, por causa dessa tristeza ou vergonha, então, você falou com Deus e pediu perdão pelo pecado cometido. Esse processo é algo bastante normal quando falamos do arrependimento pelos pecados. No entanto, nós também precisamos levar em conta o que moveu a tristeza ou a vergonha para avaliarmos o nosso coração e sabermos se, de fato, estamos arrependidos. Isso tudo porque é possível sentir tristeza, vergonha ou até mesmo ira e, ainda assim, não estarmos verdadeiramente arrependidos pelo pecado que cometemos.


    Para entendermos o verdadeiro arrependimento, precisamos nos lembrar que Deus é o motivo inicial e objetivo final do nosso arrependimento e, claramente, uma obra contínua da fé em nós. Isso quer dizer que, não apenas é o próprio Deus quem move o arrependimento pela obra do Espírito em nós, como também que a glória de Deus é o alvo do nosso arrependimento. Todas as outras coisas que envolvem o arrependimento são secundárias – os nossos sentimentos, as consequências dos pecados e, até mesmo, a reparação da ofensa é certamente menor que o objetivo do arrependimento.

Tristeza e vergonha são desnecessárias.

   Com isso, não estou dizendo que a tristeza ou a vergonha são desnecessárias; certamente, não são. O Espírito inclusive usa a tristeza e a vergonha para tratar o nosso coração. No entanto, é possível sentir tristeza e o motivo da tristeza ser a auto-comiseração (“ah, eu não sirvo pra nada mesmo…”); é possível sentir vergonha, mas essa vergonha ser movida pelas consequências que esse pecado pode trazer (“Como é que vou olhar para as outras pessoas agora?”); a ira que pode nos dominar ser movida pelo senso de justiça pessoal (“…isso vai depor contra a minha imagem…”). Nenhum desses sentimentos é legítimo quando falamos do verdadeiro arrependimento.


    Ao contrário disso, quando nos entristecemos por causa do nosso pecado, nosso pensamento deveria ser: “Mais uma vez, Senhor, eu ofendi a Sua glória; mais uma vez, Senhor, eu me mostrei indigno do Evangelho…” Até mesmo a vergonha pode ser usada para tratar o nosso pecado – afinal, todos aqueles que foram apanhados em pecado e piedosamente corrigidos vão lembrar do amor, graça e misericórdia da qual foram alvos: um constrangimento do amor!

Tentamos apagar o nosso pecado.

   Veja: a tristeza e a vergonha só tem valor para o arrependimento quando estes sentimentos vem de Deus e voltam para Deus. Sem isso, estas coisas só servem para alimentar nosso senso de auto-indulgência – estamos tentando “pagar” os nossos pecados ‘punindo’ a nós mesmos com tristeza e vergonha e nos enganando pensando que isso é arrependimento.


    No entanto, o verdadeiro arrependimento é movido pelo Espírito de Deus: ficamos tristes porque ofendemos a glória de Deus; ficamos constrangidos porque recebemos do Seu amor mesmo sendo miseráveis, cegos, pobres e nus (Apocalipse 3:17). Que, ao nos percebermos em pecado, possamos correr para o Senhor e, nEle, encontrarmos repreensão, disciplina e restauração (Apocalipse 3:18-20).

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

2 respostas

  1. Thiago, boa tarde! Sou o Rafael e me arrependo de ter cometido muitos pecados. Quero muito seguir a Deus, principalmente neste momento o qual me sinto triste e sem coragem para a vida. Espero muito que Deus me ajude e converta a minha cabeça, para que tenha bons pensamentos e que leve uma vida dedicada a este propósito. Gostei muito da leitura de seu texto e gostaria de agradecê-lo por esta oportunidade. Um grande abraço.

  2. Sertamente que: tristeza, vergonha e ira, são parte do processo de arrependimento, sim temos que buscar a redenção com Deus, mas também temos que, saber com a tristeza que pecamos contra Deus, ter vergonha do que fizemos, que inflingindo um pecado, contra Deus, e a ira, saber o motivo que nos levou a pecar, para tentarmos não cometelo novamente. E então buscar a Deus, pois buscar a o Senhor sem saber por que pecamos é em vão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.