O que precisamos entender sobre o pentecostes? | Rev. Thiago Mattos

26.05.2023

O que precisamos entender sobre o pentecostes? | Rev. Thiago Mattos

Dia de Pentecostes.

     No Antigo Testamento, o povo de Deus celebrava a Festa de Pentecostes. Nesta festa, o SENHOR ordenava que o Seu povo celebrasse a provisão de Deus através dos frutos da colheita. A Festa acontecia 50 dias após a Páscoa (e, por isso, o nome “Pentecostes”) e era um mandamento para o povo de Deus. No entanto, o motivo pelo qual nós devemos nos lembrar do Pentecostes não está necessariamente associado com a colheita ou com a provisão de Deus – ainda que, de maneira análoga, estes temas ainda sejam importantes.


     A partir do Novo Testamento, o Pentecostes é celebrado pela Igreja de Cristo porque 50 dias após a ressurreição de Jesus, o Senhor derramou o Seu Espírito sobre a vida dos discípulos. E, por causa disso, os discípulos foram capacitados de maneira poderosa para a proclamação da salvação por meio da mensagem do Evangelho – eles seriam cheios de poder para serem “testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) Essa mesma expectativa deve estar em nós, na igreja do Século XXI também

O que é Pentecostes?

    Diante disso, sejamos honestos, não parece que, muitas vezes, nós somos negligentes com Espírito Santo? Digo isso porque o Espírito não é uma energia ou um entidade indefinida; ao contrário: a Palavra demonstra claramente que Ele é a Terceira Pessoa da Trindade e, juntamente com o Pai e o Filho, devemos obedecê-Lo, amá-Lo e glorificá-Lo. E como podemos fazer isso? Celebrando aquilo que a Bíblia fala sobre a ação do Espírito na vida do crente.

    Começamos a fazer isso quando nos lembramos que a única forma pela qual nós podemos provar de salvação é se provarmos de um Novo Nascimento (Regeneração). No entanto, a Bíblia afirma claramente que ninguém pode ser regenerado se não nascer do Espírito. Ou seja, é o próprio Espírito Santo que nos regenera para a conversão – é através da operação do Espírito em nós que somos habilitados a nos arrependermos de nossos pecados e crermos em Jesus para salvação. No entanto, a Bíblia nos mostra claramente que a obra do Espírito não está limitada a este momento específico na vida do cristão. Muito mais que isso, sabemos que o Espírito continua a operar em nós, nos santificando e nos fazendo lutar contra nossos pecados.

   Mas veja: isso não parece estar ainda um pouco distante do que vemos em Atos 2? Temo que sim! Sabe por quê? Porque claramente o que acontece no dia de Pentecostes é a ação do Espírito capacitando a igreja com poder para realizar grandes prodígios, milagres e sinais na proclamação do Evangelho. O Pentecostes, por isso, é o tempo que deve nos levar a uma grande expectativa – não por um ‘novo’ Pentecostes, mas para vermos em nós e na igreja um demonstração extraordinária do poder de Deus

Que Deus nos abençoe e nos encha com seu Espírito!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

4 respostas

  1. Muito bom esse comentário. Parabéns revendo que O Senhor Jesus através do Espirito Santo continue usando sua vida para abençoar pessoas que necessitam do socorro de Jesus e que o inimigo muitas vezes impede que o coração dos mesmos seja acolhedor.

  2. Estudar esse tema é não sermos negligentes com Espírito Santo e não só sabermos sobre a trindade (Pai, Filho e Espirito Santo). Mas sim, que possamos ter convicção em cristo Jesus, que nosso corpo é morada do Espirito Santo, após claro a regeneração. AMÉM…
    Conteúdo de fácil entendimento muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.