Passando por momentos difíceis | Rev. Lucas Maracci.

03.02.2023

Passando por momentos difíceis | Rev. Lucas Maracci.

Momentos difíceis.

No dia 31 de janeiro desse ano recebi a triste notícia do falecimento de um irmão querido com quem trabalhei há alguns anos. Ele servia em uma igreja muito comprometida com a obra missionária aqui em Curitiba, eu o conheci, inclusive, no tempo em que trabalhei em uma agência missionária, pois ele servia a agência voluntariamente. O velório ocorreu na noite do falecimento e no dia seguinte, quando no início da tarde houve um ofício fúnebre onde foi realizado um culto de gratidão antes de seu cortejo e sepultamento.

Durante o culto, ficou evidente a tristeza dos irmãos daquela igreja lotada de pessoas que sentiam a sua partida. O próprio pastor, muito sensível com toda a situação, sentia a partida não só de uma ovelha, mas de um amigo pessoal de mais de 30 anos. Porém algo me chamou profundamente a atenção. Embora profundamente consternados, havia um semblante impressionante, difícil de ignorar, de intensa e sólida paz nos familiares. A esposa, em meio as lágrimas contidas esboçava um olhar de gratidão. Os filhos chegavam a ter ligeiros sorrisos no rosto carregados de uma leveza não anestésica ou alienada.

De onde vinha a firmeza?

De onde vinha tamanha firmeza em um momento de perda de um pai e marido tão jovem que partira por conta de uma cruel doença? Durante a celebração do culto, nas palavras proferida por um dos filhos num discursos de despedida ficou nítida a jornada do pai junto de Deus. Aquele homeme havia feito muito pelo Reino de Deus e Deus havia feito infinitamente mais pela sua família. Eles aprenderam, muito antes de qualquer luta, a ter um espírito firme. Quando a luta chegou o espírito estava preparado. Isso certamente não vinha simplesmente de anos de terapia, ou de uma confissão positiva, mas de vidas que trilhavam o caminho do Senhor, na presença do Espírito Santo.

Em Provérbios 18.14 diz que “o Espírito firme sustenta a pessoa na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” . De fato, quem não cultiva firmeza do coração no Senhor em tempos de paz, o fará com muito mais dificuldade no meio da provação. Alguns, nem sequer suportarão sem provar de desespero e desmaio da alma.

Como lidar com situações de tristeza.

Precisamos ter o coração preparado para dias difíceis, enquanto os dias são melhores e mais tranquilos. Não existe jeito fácil de passar por dias de luto e dor, mas existe força no meio do caos, graças a presença de Deus pelo seu Santo Espírito. Firmeza de espírito, sem dúvida, não é uma característica humana natural ou desenvolvida. Essa ´euma característica espiritual, que o espírito nos concede em meio a jornada de obediência a Deus.

Como você lida com situações de dor e tristeza? Você reage como quem tem um espírito firme ou abatido? Você tem vivido uma vida firmada no Senhor ou só recorre a Ele nos momentos de desespero?

Que Deus nos ajude a cultivar um Espírito firme, que é alegre Nele e que encontra consolo Nele.

Rev. Lucas Maracci 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.