30.09.2022

Piedade Reformada | Rev. Thiago Mattos.

Reforma Protestante.

   “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos.” – Tiago 5:17,18

Sempre que chegamos no mês de outubro, nos vemos direcionados a celebrarmos a Reforma Protestante. E é muito bom que isso aconteça! Nós pertencemos a uma tradição cristã – a tradição reformada. É curioso, no entanto, que alguns irmãos entendam a Reforma Protestante apenas como um legado teológico e que, para estes, distancia os crentes ‘comuns’ dos grandes eruditos.

    É verdade que uma das grandes marcas que a Reforma nos deixou é a transformação doutrinária da igreja em muitos aspectos. Mesmo que alguns dos princípios doutrinários mais fundamentais (a doutrina da Trindade e da Divina-humanidade de Cristo, por exemplo) já estivessem muito bem estabelecidos e não foram questionados pelos reformadores, é evidente que muitos aspectos da fé foram transformados a partir de uma interpretação mais fiel à Palavra que à magistratura da igreja (também chamada de ‘Tradição’).

    No entanto, a Reforma também nos legou sistemas de governo diferentes daquele praticado pela igreja da Idade Média, dentre os quais, os mais notórios são o Congregacionalismo, o Episcopalismo (ainda que este seja bastante semelhante com a Igreja Romana) e, principalmente, o Presbiterianismo (que nós adotamos como sistema bíblico de governo).

Associamos o legado da Reforma, a partir da mudança litúrgica.

    Outros associam o legado da Reforma a partir da transformação litúrgica. Evidentemente, muitas mudanças aconteceram nesse sentido: o fato de não celebrarmos uma missa (momento em que o sacrifício de Cristo é repetido), a simplicidade do culto direcionado exclusivamente a Deus, a centralidade da pregação.

     Acontece que, infelizmente, muitos olham para a perspectiva doutrinária, litúrgica e do sistema de governo que a Reforma nos legou como se isso fosse um ‘problema dos outros’; uma realidade que em nada interfere na vida da igreja. Isto é, claramente, um engano. Na verdade, cada uma dessas 3 perspectivas afetam de maneira definitiva a nossa fé e a nossa vida. É exatamente por isso que estes são princípios tão caros para nós.

     Tanto isso é verdade que nossa piedade deveria ser extremamente impactada por cada uma dessas áreas. E isso porque cremos que a nossa compreensão doutrinária, o nosso sistema de governo e a nossa liturgia deveriam, com toda certeza, nos conduzir a uma compreensão ainda mais majestosa e mais graciosa a respeito do caráter de Deus. E é pra nossa tristeza que talvez possamos observar que, infelizmente, isso não acontece.

Que Deus nos ajude, a sermos uma Igreja Reformada.

    Uma vez que somos completamente direcionados pela e para a Palavra, nós deveríamos ser aqueles que provam de uma espiritualidade ativa como a que nós vemos na Palavra. É preciso que a nossa teologia sólida nos conduza a uma vida de oração sólida; uma doutrina e um sistema de governo estabelecidos na Palavra devem nos levar a uma piedade estabelecida na Palavra; uma liturgia centrada em Deus nos leva a uma espiritualidade centrada em Deus.

   Para que sejamos, de fato, uma Igreja Reformada, devemos nos dedicar mais a uma vida de oração de acordo com os princípios bíblicos que norteiam nossa fé!

Que Deus nos ajude,

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.