Por que devemos chorar no Natal? | Rev. Thiago Mattos

08.12.2023

Por que devemos chorar no Natal? | Rev. Thiago Mattos

Segundo domingo do Advento.

 …Você porá o nome dele de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21b)

  Você já parou pra pensar que existe uma triste realidade a respeito do Natal? E, com isso, não estou falando sobre a meia que você pode ganhar de amigo-secreto; nem da ‘confraternização da firma’ que poucos gostariam de participar, mas sentem-se obrigados a isso. Também não estou pensando no fato de que uma família cheia de desavenças, na qual, alguns talvez tenham se recusado a participar da festa de véspera de Natal. Muito menos me refiro à saudade daqueles familiares e amigos que já partiram e estão com o Senhor que tais comemorações nos trazem. Ainda que alguns destes motivos podem realmente nos levar às lágrimas, quando menciono uma triste realidade do Natal, estou falando da razão pela qual o Natal se fez necessário: o nosso pecado.


   Ainda que existam pessoas que não gostam do Natal e, além disso, não gostam das coisas que não são muito boas a respeito do Natal, é muito difícil pensar em um motivo pelo qual nós devamos nos entristecer neste período. No entanto, precisamos nos lembrar que o pecado é o motivo pelo qual o Natal existe. E dizemos isso porque Jesus veio para nos salvar de nossos pecados e que, se não fosse pelos nossos pecados, o nascimento de Jesus não seria necessário.

História da Salvação.

   A história da salvação, contada na Palavra, nos mostra que, apesar da aliança gloriosa que o SENHOR Deus construiu com o Seu povo, ainda assim, por causa da desobediência, este povo precisava de redenção – precisava ser salvo de seus pecados. E Jesus nasceu justamente para isso: “…ele salvará o seu povo dos pecados deles.” A necessidade da encarnação acontece porque o povo de Deus violou a Sua aliança, desobedeceu a Lei de Deus.


  Acontece que esta desobediência (que nós chamamos de pecado) é uma manifestação de toda a humanidade, desde o Éden – a partir do momento em que Adão e Eva permitiram-se enganar pela sedução da semente, todos os seres humanos se tornaram necessitados da intervenção graciosa de Deus, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23)

Natal não é somente festa.

   É por isso que o Natal não é somente um período para muita festa e alegria; nós também somos chamados a contrição e ao arrependimento. Quando celebramos o nascimento de Jesus, nós também devemos chorar por causa dos nossos pecados: por causa deles, o Senhor da Glória precisou encarnar, viver o desprezo e, mesmo sem ter cometido pecado, padecer na cruz do Calvário. No Natal, não podemos deixar com que a manjedoura nos faça esquecer da cruz.


   Se, durante esta época do ano, nós somos desafiados a esperança (porque Jesus veio, nós cremos que Ele vai voltar), devemos ter o nosso coração cheio de temor. Afinal, se estivéssemos constantemente lembrando da vinda do Senhor, será que viveríamos de maneira tão negligente, a ponto de nos permitirmos tanta incredulidade, imoralidade, engano, ganância e mentira da nossa parte?

Que a Esperança do Natal nos faça derramar lágrimas de arrependimento!

Feliz Natal

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.