Porque devo convidar não Cristãos para o culto? Pt.05| Rev. Thiago Mattos

07.07.2023

Porque devo convidar não Cristãos para o culto? Pt.05| Rev. Thiago Mattos

Porque devemos convidar?

     “…Para que os gentios glorifiquem a Deus por  causa da sua misericórdia…” – Romanos 15:9

Até aqui, em nossas meditações a respeito da responsabilidade e privilégio de convidarmos nossos amigos, familiares e colegas de trabalho para virem à igreja, abordamos única e exclusivamente os problemas que estão relacionados a nós. Olhamos para as nossas dificuldades e falhas e chegamos a uma conclusão real: precisamos melhorar. Se não conseguimos acolher, ou servir, ou amar genuinamente a ponto de conduzirmos nossos convidados ao pertencimento, então, precisamos de fato melhorar.


       A questão é: por que convidar? Por que não podemos simplesmente nos manter como estamos? Em última análise, o que nós ganhamos ao convidarmos essas pessoas? Será que nós realmente ganhamos alguma coisa com o crescimento da igreja? Será que nós realmente ganhamos alguma coisa com a conversão das pessoas que amamos? E será que, ao pensarmos sobre a evangelização (e o ato de convidarmos outras pessoas), não estamos pensando de forma muito limitada?

Resolução do problema.

     Estou convicto que o principal motivo pelo qual nós deixamos de convidar as pessoas que nós amamos é muito mais sério do que simplesmente a vergonha, ou o medo de ser invasivo, ou a falta de desejo de servir. O principal motivo pelo qual nós não convidamos nossos amigos e familiares para virem à igreja é porque nós nos importamos muito pouco com a glória de Deus! O problema com o qual nós lidamos todos os dias em nosso coração é que nós nos importamos muito mais com as nossas coisas do que com as coisas de Deus e, por isso, precisamos ser corrigidos pelo Espírito e pela Palavra todos os dias.

     Digo isso porque, normalmente, somos levados a pensar em ‘benefícios’ para nós. “O que eu ganho com o crescimento da igreja?” “O que eu ganho com a conversão de pessoas próximas?” “Será que a minha vida vai melhorar se isso acontecer?” Acontece que nos esquecemos que não vivemos para nós mesmos: vivemos para a glória de Deus! E ainda que, aparentemente, não exista nenhum benefício, ainda assim, precisamos convidar outras pessoas – precisamos usar a vida da igreja como instrumento da evangelização. Perceba que eu disse que aparentemente não ganhamos nada com a evangelização e com o convidar de outras pessoas… Mas quando nosso principal interesse na vida é a glória de Deus (2Co 10:17), então, provamos do melhor ‘benefício’ por causa da evangelização.

     E vou explicar isso através da citação de um livro: “As missões não são o alvo fundamental da igreja. A adoração é. As missões existem porque não há adoração. A adoração é fundamental, nãos as missões, porque Deus é essencial, não o homem. (…) A adoração é, portanto, o combustível e a meta das missões. É a meta das missões porque, nelas, simplesmente procuramos levar as nações ao júbilo inflamado pela glória de Deus. O alto das missões é a alegria dos povos na grandiosidade de Deus.” (John Pipper em “Alegrem-se os povos”, p. 35)

Por isso, convide outras pessoas para vir à igreja com você!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.