Por que é tão difícil ter uma vida devocional? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

05.05.2023

Por que é tão difícil ter uma vida devocional? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

Precisamos de constância em nossa vida de devocional.

      Em nossa última pastoral, enfatizei a necessidade da constância em nossa vida devocional. Muitas vezes, por associarmos a vida cristã com a Graça maravilhosa de Deus, acabamos achando que tudo aquilo que nos lembra ‘regra’, ‘disciplina’, ‘equilíbrio’, ou ‘rotina’ está vinculado a uma prática legalista (farisaica) da vida cristã. No entanto, isso acaba nos levando a negligenciar realidades maravilhosas a respeito da Graça! Se não, vejamos: a realidade da Graça nos insere em um contexto em que o “domínio próprio” (Gálatas 5:23) e a “moderação” (Filipenses 4:5; 2 Timóteo 1:7) são considerados virtudes! E não somente isso: a própria ação da Graça de Deus nos “disciplina” a vivermos uma vida reta, justa e piedosa (Tito 2:11,12). Com isso, precisamos considerar que a constância disciplinada de uma vida devocional é, sim, exigida dos filhos de Deus.

    No entanto, não creio que o problema dessa constância esteja relacionada apenas a falta de disciplina ou desorganização da agenda. Afinal, creio que o Espírito constantemente move nossos corações para, mesmo no caos do dia a dia, nos atrair pra Ele mesmo, nos fazendo desejar orar, ler a Palavra, viver a vida como igreja. Em outras palavras, acredito que o Espírito opera em nossas vidas para que desejemos espontaneamente a Sua Presença! Aliás, esse anseio pela Presença de Deus é o que eu acredito que faz toda a diferença em nossa vida devocional.

Qual é o motivo que devemos cultivar uma vida devocional?

     Você já parou pra pensar qual é o motivo pelo qual nos devemos cultivar uma vida devocional? Ou, antes disso: você já parou pra pensar qual é o motivo pelo qual Deus fez tudo o que fez em nosso favor, enviando Seu Filho para nos salvar? Evidentemente que, conhecendo a Palavra, nós diríamos que Ele fez isso para Sua própria Glória, certo? Com certeza! No entanto, você já parou pra pensar porque nos salvar traria Glória a Deus? Por que algo que nos favorece (a salvação) glorifica a Deus? Deus é glorificado em nossa salvação porque, ao provarmos da salvação, nós rendemos glória a Deus! Como? Vivendo absolutamente satisfeitos por termos uma Nova Vida com o Senhor da Glória! Este é o motivo pelo qual Deus estabeleceu uma aliança eterna com aqueles que Lhe pertencem e salva aqueles que Lhe pertencem: “Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.” – Levítico 26:12


     Perceba: quando nós observamos atentamente a Palavra do Senhor – de Gênesis a Apocalipse – a maior bênção que nós podemos receber é termos o Senhor como nosso Deus; o maior presente que recebemos com a salvação é a Doce e Santa Presença do Senhor em nossas vidas! E o motivo pelo qual nós negligenciamos a nossa vida devocional (assim como negligenciamos tantas outras coisas) é porque nós esquecemos o motivo pelo qual deveríamos fazer isso: nos deleitarmos na Presença de Deus! Quando cultivamos uma vida devocional, nosso objetivo não deve ser aprender um texto, nem aprender uma doutrina específica, ou, muito menos, encontrarmos uma ‘sorte do dia’. O que nós buscamos em nossa vida devocional é a Presença de Deus! Existem outras disciplinas que nos levam a aprendermos a Bíblia ou a doutrina, mas não é para isso que fazemos devocional. Precisamos querer nos relacionar com Deus e desfrutarmos de Sua Presença em nosso tempo com Ele.

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.